x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 540

Obrigatoriedade do recolhimento do FGTS - empregada doméstic

MARCELO MARTINS DE SOUZA

Marcelo Martins de Souza

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 16:58

Boa tarde,

Alguém consegue me informar se devem ser recolhidos FGTS para as empregadas domésticas a partir de 14/09/2015?? Tenho alguns empregadores dessa categoria aqui no escritório, e confesso que estou completamente desorientado quanto à obrigatoriedade desse recolhimento. Isso já esta regulamentado??


At.
Marcelo Martins



laudemir bianco

Laudemir Bianco

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 9 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2015 | 10:15

1- Hoje o recolhimento da GPS domestica é feito pelo NIS/NIT, quando mudar para este sistema ela sera obrigada a ter o cadastro de PIS, que é o que a caixa Exige?


2- Quando o empregado domestico sofrer acidente de trabalho, vai ter garantia de 12 meses?


3- Se a pessoa possui um empregado domestico no estado de SP, outro no estado de MG, outro no estado de SC, vai ser tudo em uma guia só? ou sera Individualizado?



Obrigado

Geovania R. Abreu de Oliveira

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2015 | 10:40

Laudemir Bianco,

1 - No caso da doméstica poderá ser usado PIS, PASEP, NIT ou SUS;
2 - Não observei este detalhe na lei, mas se o empregado tiver um afastamento por acidente maior do que 15 dias entendo que ele vai fará jus a estabilidade;
3 - Nessa situação será uma guia para cada endereço.

Geovania R. Abreu de Oliveira
Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.