x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 602

Marcos Aurélio

Marcos Aurélio

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2015 | 08:29

Bom dia, tenho um funcionário que foi demitido em março, após isso ele mudou de cidade e não esperou para homologar a rescisão, agora ele voltou e quer homologar para pegar o FGTS. Se eu fizer a homologação agora com a rescisão com data de março ele ainda pode sacar o FGTS?

Obs: todos os direitos da rescisão foram pagos na época, agora só preciso pagar a multa, fazer a movimentação e homologar.

Obrigado.

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2015 | 09:00

Marcos Aurélio, bom dia!

Em relação ao saque do fgts o trabalhador tem direito sim de sacar, uma vez que o desligamento foi sem justa causa por iniciativa do empregador.

O FGTS pode ser sacado nas seguintes ocorrências:

http://www.fgts.gov.br/perguntas/trabalhador/pergunta07.asp


Espero ter ajudado..

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Priscila Hoffman

Priscila Hoffman

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 9 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2015 | 16:27

Boa tarde, preciso tirar uma dúvida, havia montado todo o processo de uma rescisão, guia de FGTS, chave, extrato dos últimos 6 meses, tudo... só não havia pagado ainda,,, o empregador decidiu não mais dispensar o funcionário, agora fui solicitar outro extrato de FGTS e a conta esta ZERADA, alguém sabe me dizer como devo proceder neste caso?

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2015 | 16:39

Priscila Hoffmann Mezzomo, boa tarde!

Muita calma, a conta não esta zerada, apos comunicar a movimentação do trabalhador os valores de fgts ficam disponíveis para saque com um sinal de menos na frente.

Espero ter ajudado..

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Geovania R. Abreu de Oliveira

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 15 setembro 2015 | 07:58

Priscila

Sim, mas é importante observar se o funcionário sacou o FGTS; em caso positivo, primeiro terá que devolver o valor para depois fazer a exclusão da movimentação...
Já tive uma situação semelhante e na CEF da minha cidade me informaram pra fazer dessa forma mas, como infelizmente o procedimento não é padrão, procure orientação na Caixa.

Geovania R. Abreu de Oliveira
Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
Priscila Hoffman

Priscila Hoffman

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 9 anos Terça-Feira | 15 setembro 2015 | 11:49

Oiii, pessoal, ela não sacou, a guia não foi paga, a documentação nem foi liberada pra ela, só preciso que o valor retorne para a conta dela pois a empresa irá dispensar ela agora e preciso do saldo para fins rescisórios para fazer uma nova guia de GRRF. ..

Geovania R. Abreu de Oliveira

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 15 setembro 2015 | 12:39

Então você deve protocolar na CEF um pedido de exclusão de movimentação. Na agência da CEF da minha cidade eles pedem, além da documentação normal uma carta em papel timbrado explicando os motivos do pedido de exclusão; não sei se e um procedimento padrão.

Geovania R. Abreu de Oliveira
Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
Priscila Hoffman

Priscila Hoffman

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 9 anos Terça-Feira | 15 setembro 2015 | 15:26

Gente,,,, deu certo, preenchi a DRT no campo de PEDIDO DE EXCLUSÃO DA MOVIMENTAÇÃO INFORMADA, levei até a CEF e o atendente fez a alteração na hora, já consultei o extrato e o saldo esta na conta novamente, realmente é só excluir a data informada indevidamente, a e aqui levei a carta como a Geovaia comentou e não precisou, mas no final deu tudo ok.


MUITO OBRIGADA PELA AJUDA PESSOAS LINDAS..... rsrsrsr....

Geovania R. Abreu de Oliveira

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 15 setembro 2015 | 15:42

Que bom que resolveu sua pendência, Priscila Hoffmannn. Citei a questão da carta porque na minha cidade eles pedem, embore não conste no manual de retificação. Pelo visto não é mesmo um procedimento padrão.

Geovania R. Abreu de Oliveira
Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.