x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.039

Salário Maternidade x Compensação INSS

Isadora di Toledo

Isadora Di Toledo

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 19:07

Boa noite pessoal. Tenho um cliente simples nacional que possui somente uma funcionária e esta vai entrar em licença-maternidade este mês. Porém, o inss devido não é suficiente para compensar o valor do salário maternidade. Supondo que o salário maternidade é de R$ 940,00/mês e o Inss mensal a compensar R$ 204,56; como ficariam os lançamentos contábeis? Poderiam exemplificar, por gentileza? Já pesquisei sobre esse assunto em vários sites, inclusive em tópicos postados neste fórum, mas ainda estou com muitas dúvidas. Desde já agradeço.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 09:20

Isadora, bom dia.
Com relação ao lançamento contábil, é bom você direcionar essa pergunta/duvida ao pessoal do forum da área contabil.
Na contabilização da folha esse valor ficará como Crédito a favor da empresa e Débito INSS a ser deduzida ou compensada no próximo mês.
Se a empresa desejar, (minha opinião) poderá solicitar o reembolso junto a Receita Federal, veja o procedimento no link abaixo

idg.receita.fazenda.gov.br

Melissa Lousada Rocha da Silva

Melissa Lousada Rocha da Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 09:57

Bom dia,

Isadora, funciona como o Carlos Alberto dos Santos disse:

Folha:
O valor do salário dela ficará como crédito a favor da empresa e débito para o INSS. Sendo deduzido ou compensado no próximo mês.

Lançamento Contábil: não lançamos como Salário Maternidade.
Lanço o valor da guia de GPS do mês e o valor gasto no total da folha do Mês.

Mas poderá tirar suas dúvidas no Fórum Contábil.


Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.