x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.854

gfip de construtora optante pelo simples nacional

CARLA KELLE ARAUJO

Carla Kelle Araujo

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 15:39

Boa tarde pessoal,

Pesquisei bastante antes de criar mais um tópico sobre o assunto, mas ainda não achei nenhum que sanasse por completo minha dúvida.

Tenho uma pequena construtora optante pelo simples nacional com apenas 10 empregados. Esta construtora tem duas empreitadas totais. Sendo que 5 funcionários estão vinculados a uma obra e 5 a outra.

Fiz uma consulta a uma das revistas que assino e o atendente me informou o seguinte:
*Gfip cod 155 (empreitada total)
*GPS no cod 2100 (fazer a compensação, pois é optante pelo simples e paga 2% sobre receita bruta)
*20% Patronal
*3% RAT
*1% FAP
*000 Outras entidades

Minhas dúvidas:
1- Essas informações procedem?
2- a empresa tem duas obras ao mesmo tempo, sendo que 5 funcionários estão alocados em uma e 5 na outra. Tem como cadastrar 2 tomadores na mesma GFIP?
3- Nas pesquisas que fiz na internet ou no próprio portal não encontrei nada que falasse em compensação dos 20% parte patronal;

Desde já agradeço.

Sabrina

Sabrina

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Recursos Humanos
há 8 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 17:46

Olá Carla,

Na GFIP voce pode sim cadastrar as 2 obras e o fato de compensar 20% da parte patronal é pelo fato da atividade se enquadrar na regra da desoneração da folha, por isso compensamos os 20% da contribuição patronal e pagamos 2% sobre o faturamento bruto mensal.

João Paulo Delesposte

João Paulo Delesposte

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 10 novembro 2015 | 14:46

Olá,

Temos um cliente no ramo de construção civil cadastrado com CNPJ enquadrado no anexo IV, optante pelo Simples Nacional, gostaria de saber se ele é obrigado a ter matrícula CEI para cada obra que ele pegar pra fazer.
E a respeito no INSS, deve ser retido na nota que ele for emitir? Pra quando o dono da obra for regularizar no INSS, ter o abatimento do valor pago de INSS?
E como fica essa questão dos 20% de INSS mesmo ele sendo optante pelo simples deve reter na nota? Como calcular?

@contabilidadeecontat

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.