x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 5.135

Mão de Obra terceirizada na GFIP

Wiliam Rosendo

Wiliam Rosendo

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 08:35

Olá pessoal, bom dia! Preciso de ajuda...

Temos uma construtora que efetuou contrato de prestação de serviços a 3 empresas, estas são empresas MEI de pedreiros...ou seja contratou 3 pedreiros terceirizados, com CNPJ, sem funcionários.

Minha dúvida é como elencar estes prestadores na GFIP da tomadora, visto que os PRESTADORES fornecerão, obrigatoriamente, a Nota Fiscal de serviços com a retenção de INSS, que será paga pela TOMADORA...

Na SEFIP eu tenho apenas a opção de adicionar TOMADOR/OBRA....

Ou posso fazer com que a PRESTADORA pague a retenção do INSS, para não precisar colocá-los na GFIP? (Lembrando que os pedreiros-CNPJ-MEI não tem funcionários)

Grato pela atenção!
Deus abençoe!

"Todo joelho se dobre e toda língua proclame: Jesus Cristo é o Senhor!"
Kaue Richeti

Kaue Richeti

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 26 outubro 2015 | 18:33

1º - MEI não pode ter nada retido na NF.

2º - Na GFIP você só informa a quem você prestou o serviço. Como você é tomadora, não tem que haver essa informação.

3º - Quando o serviço é prestado pelo empresário/sócio/microeemprededor, enfim, pelo dono da empresa, sem cessão de mão-de-obra, não deve haver retenção.

Agiliza Registros Empresariais - Serviços Especializados para Contadores e Advogados
(18) 99668-7420
Enquanto você cuida da sua empresa, a gente cuida da sua burocracia. Entre em contato e facilite sua rotina!
Leonir Maia

Leonir Maia

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 8 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2016 | 09:20

Bom dia!
Construção civil é muito complicado; tenho um cliente Construtora que tem funcionários trabalhando em uma determinada obra e contratou um MEI para a parte de estrutura metálica, sendo que o material será fornecido pela Construtora mesmo, minha dúvida é: como colocar esse MEI na GFIP? Nunca trabalhei com terceirização de mão de obra e fica complicado, pois não encontramos nada esclarecendo direito.
Se puderem ajudar fico muito agradecida, pois preciso gerar Folha retroativa para essa obra.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.