x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 436

INSS pago a maior - duvida

Suellen Rambor

Suellen Rambor

Iniciante DIVISÃO 4, Supervisor(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 09:30

Oi Pessoal,

Sou nova aqui, então se minha pergunta não ficar clara me avisem. Procurei nos tópicos, porém não achei, por isso resolvi questionar.

Pagamos na guia de INSS um valor a mais de R$ 172,07, por conta de um salario que foi gerado errado no sistema da folha.

Queria saber como posso reaver esse valor e como devo informar isso na SEFIP. Qual a opção de código de recolhimento eu devo colocar? Devo gerar um valor de compensação na próxima folha?

Obrigada!

Geovania R. Abreu de Oliveira

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 09:37

Suellen Rambor, bom dia!

Você precisa gerar a GFIP novamente com o salário correto. Esta GFIP vai sobrepor a anterior, com isso o sistema vai reconhecer o pagamento a maior. Esta diferença você pode compensar na GFIP posterior ou pedir restituição na RFB.
É mais fácil você compensar; o pedido de restituição demora muito e é bem burocrático.
Espero ter ajudado.

Geovania R. Abreu de Oliveira
Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
Suellen Rambor

Suellen Rambor

Iniciante DIVISÃO 4, Supervisor(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 09:55

Oi Geovania, bom dia!

Entendi, porém me resta uma duvida, vou refazer o processo todo, uma nova GFIP como se não tivesse gerado nenhuma isso? Ou tenho que colocar em outra modalidade?

Isso é a primeira vez que acontece, então fico com duvida e medo que as informações possam dar algum problema futuro.

Obrigada pelo retorno!

Abs

Geovania R. Abreu de Oliveira

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 10:02

Você vai gerar uma nova GFIP como se não tivesse gerado nenhuma, mantendo as modalidades informadas. Você vai reproduzir a primeira GFIP fielmente, exceto no salário informado incorretamente.

Geovania R. Abreu de Oliveira
Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
JOSE  ALMEIDA BISPO

Jose Almeida Bispo

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 10:10

Bom dia, Suellen

Isso mesmo,vc vai refazer novamente outra gfip como se não tivesse gerado uma anterior(com as informações corretas).Portanto não há que se preocupar com modalidade alguma.
E conforme foi postado acima é só fazer a compensação na gfip posterior.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.