x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 516

Desconto pensão alimentícia

Carolline

Carolline

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 08:51

Bom dia.
Há um mês recebi um ofício de desconto de pensão alimentícia de um funcionário, onde estava fixado 33% dos rendimentos líquidos do mesmo.
Ocorre que o funcionário foi desligado na semana passada. Na data do desligamento ele apresentou a cópia do termo de audiência realizada no início do mês onde foi acordado entre as partes o desconto de 53% do salário mínimo. No termo de audiência havia a determinação para ofício à empresa, entretanto o funcionário entregou alegando que na audiência comunicou ao juiz que ele mesmo faria a entrega do documento na empresa.
Agora preciso finalizar a rescisão dele e não sei o que fazer. O advogado trabalhista da empresa pediu para seguir o primeiro ofício, tendo em vista que a empresa não foi oficiada pela segunda vez, não tendo validade a entrega realizada pelo funcionário e posteriormente enviar à Vara um comunicado de que o funcionário fora desligado antes do recebimento do segundo ofício. Porém, o advogado do funcionário enviou-me um email alegando que "Saliento que na eventualidade da Empregadora descontar valor superior a 53% do Salario minimo vigente no país (R$ 417,64), implicara na incidencia de Multa e restituição do valor em dobro, sem prejuízo de perdas e danos. No mais, foi entregue Cópia da Ata de Audiência, a qual ja é mais do que suficiente para a formalização do desconto na forma fixada (53% do salario minimo vigente no País)."
Por fim, devo seguir o primeiro ofício ou posso considerar o termo entregue pelo funcionário e efetuar o novo desconto?

Aguardo.

Att.

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 09:04

Carolline, bom dia!

Para evitar transtornos para a empresa é interessante acatar o segundo documento uma vez que o documento é oficial e a rescisão da a entender que ainda não foi finalizada. Entretanto todo suporte das tomadas de decisões sobre o assunto deve ser em conjunto com o setor jurídico e os gestores da empresa, evitando qualquer decisão incerta que venha trazer onerosidade para o empregador.


Espero ter ajudado..

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.