x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 388

Atualização salarial

Rodrigo

Rodrigo

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 16:36

Boa Tarde,

Acabo de assumir a contabilidade de uma depiladora. E, na minha região, há uma convenção coletiva com vigência de 01/01/2014 a 31/12/2015, com data-base da categoria em 01º de janeiro.

Na cláusula do piso salarial, temos a seguinte redação:

"b) Fica garantido na carteira de trabalho das Manicures, Porcelanistas de Unhas, Designers de Unhas, Designers de Sobrancelhas, Depiladoras e Foto-Depiladoras, o percentual mínimo de 20% (vinte por cento) de comissão sobre sua produção individual, não podendo, contudo, auferir rendimento mensal inferior ao piso salarial estabelecido pelo Estado do Rio de Janeiro em 2013 acrescido de 9%"

O piso salarial estabelecido pelo Estado em 2013 era de R$ 832,10. Com o acréscimo de 9%, teremos o valor de R$ 907,00 de piso salarial em 2014.
Na Convenção, não há nada estabelecendo que haverá reajuste do ano 2014 para o ano 2015, seguindo a atualização do piso estadual.

No ano de 2015, o piso estadual encontra-se no valor de R$ 988,60. Entretanto, a contadora antiga continuou utilizando o valor de R$ 907,00.

Agora, preciso fazer a folha de pagamento do mês de setembro (primeiro mês em que estou atuando), e tenho a dúvida de manter o valor de R$ 907,00 ou aumentar para R$ 988,60, pagando todo o retroativo.

OBS: Claro que haverá o pagamento do piso salarial caso o valor de comissão não seja maior.

Espero ter sido claro e que alguém possa me ajudar nessa questão.

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 17:30

Rodrigo, boa tarde!

É devido o reajuste salarial assim como o pagamento das diferenças de salario não percebidas desde a data base alem disso deve solicitar todas as folhas anteriores desde a saída do dissidio para verificar a comissão de cada colaborador e calcular as diferenças.

Qualquer duvida você pode entrar em contato com o sindicato da classe que irão prestar todo suporte gratuitamente.


Espero ter ajudado..

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.