x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 514

Admissão de funcionário de empresa MEI

Bruno

Bruno

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2015 | 09:55

Bom dia pessoal, recentemente uma empresa MEI começou a fazer contabilidade conosco, e me informaram que MEI pode ter até 1 funcionário com registro em carteira, gostaria de saber como será o procedimento para o registro deste funcionário, como irei comunicar para a Caixa que o funcionário foi registrado, como irei gerar o INSS , FGTS, etc. Se alguém tiver algum tutorial explicando essas coisas, peço por favor que compartilhe comigo, desde já agradeço todas as respostas . Obrigado.

Mara

Mara

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 13 outubro 2015 | 14:19

Bruno,

O funcionário de MEI, é igual aos de uma empresa Ltda ou EPP.

Você após o registro tem que transmitir o Caged, tem Rais, Tem Dirf se for o caso.
O FGTS é igual 8% da remuneração.

Eu ainda consigo a Chave Pri pros MEI's, mas se for o caso você pode pedir o certificado Digital.

A única diferença está na Sefip, pois além do que desconta do funcionário o MEI recolhe mais 3% de INSS.

A Sefip, o código de pagamento é 2100
Coloca não optante no Simples
RAT 0,00
Outras entidades/Terceiros 0000
Fap 1,00

O seu programa de folha você na parte de INSS patronal coloca 3%.

A sefip irá importar 20%, os 17% a mais que a Sefip puxa, na aba de informações complementares, você coloca como Compensação e utiliza a competência que você está gerando como período inicio e fim.


Espero ter ajudado
At

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.