x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.286

Contribuição Pro-labore

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 20 anos Segunda-Feira | 22 março 2004 | 17:53

Senhores
Quanto a essa "informação" citada abaixo, as empresas individuais (inscritas no SIMPLES) e limitadas que ainda não obtiveram nenhuma receita (não emitiram ainda nenhuma Nota Fiscal, por recente abertura), deveram, mesmo não havendo retirada de pro-labore, recolher para o INSS?
INFORMAÇÃO NOVA INSS VALE APARTIR DE 01 DE ABRIL DE 2003.

Ref.: Recolhimento da Contribuição sobre o Prestador de Serviços.

"Com base na Medida Provisória de número 83, em seu Art.4º Fica a empresa obrigada a arrecadar a contribuição do segurado contribuinte individual a seu serviço, descontando-a da respectiva remuneração, e a recolher o valor arrecadado juntamente com a contribuição a seu cargo até o dia dois do mês seguinte ao da competência. Isso entrou em vigor em 01/04/2003. E na Instrução Normativa faz um esclarecimento do percentual o qual transcrevemos abaixo;

Instrução Normativa nº87

Art 13.....

§ 1° A contribuição, a que se refere o caput deste artigo, em razão da dedução prevista no § 4° do art. 30 da Lei n° 8.212, de 1991, corresponde a 11% (onze por cento) do total da remuneração paga, devida ou creditada, a qualquer título, no decorrer do mês, ao segurado contribuinte individual, observado o limite máximo do salário-de-contribuição."
sds
Adriana

Rogério César
Administrador

Rogério César

Administrador , Analista Sistemas
há 20 anos Quinta-Feira | 25 março 2004 | 08:16

Adriana,
particularmente, eu como sócio de uma empresa penso que se minha empresa ainda não começou a faturar por que eu deveria ter alguma retirada, estaria descaptalizando minha empresa, sendo que não trabalhei para isso.
Faça a GFIP com o código 906, faça a escrituração contábil não constando nenhuma retirada de salários de pro-labore que, no meu entendimento, estaria dentro da lei.

Obrigado

Rogério César
CEO Portal Contábeis. Idealizador, administrador e webmaster do Fórum Contábeis. Graduado em Ciências Contábeis e Análise de Sistemas, empresário Contábil atuante desde 1993.

Respeite as Regras do Fórum

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.