x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 670

Daniela Lourenço

Daniela Lourenço

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2015 | 11:11

Bom dia Pessoal,



Tenho um cliente que veio tirar duvidas sobre a nova legislação do Empregada Doméstica. Ele faz o recolhimento do INSS através do Carne do INSS , onde possui um código identificador (que eu entendo que é o PIS) .
Porém quando eu ligo no 0800 da caixa para consultar o número de PIS o atendente diz que ela não possui número de PIS, que a pessoa deverá preencher o DCN (Documento de Cadastro do NIS) e levar na caixa.
Questionei sobre este código identificador e o atendente me falou que teria que solicitar na caixa o PIS. Quando questionei se não daria problema futuros, pois o deposito do INSS esta sendo feito em um numero e do FGTS do outro, ele disse que não.
Quando entrei no site do eSocial na parte de Consulta Qualificação Cadastral e informei o numero do código identificador que está no carne do INSS o site informou que os dados estão corretos.
Será que posso usar este numero para gerar a Guia do FGTS? Pois fiz uma simulação para este mês e gerou a guia normal.

Meu receio é que não caia este recolhimento na conta do PIS do funcionário.



Atenciosamente,
Daniela

Marcileide Rodrigues

Marcileide Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 8 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2015 | 11:55

Bom dia!

Esse número que consta no carnê, provavelmente é número de NIS, que é gerado no site da previdência (geralmente para contribuintes individuais). Até onde conheço, com esse número poderá sim gerar a guia GRF, mas futuramente não conseguirá gerar a GRRF.

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2015 | 13:14

Daniela Lourenço, boa tarde!

As informações prestadas pelo suporte da caixa procedem veja: Resumindo o numero sera o mesmo para NIS, PIS, PASEPeNIT outrora tem que ser cadastrado, se o PIS não for cadastrado terá dificuldades para consultar um extrato do trabalhador pois os depósitos de fgts não irão constar...

Diferença entre NIS/PIS/PASEP/NIT
.
.
NIS é o Número de Identificação Social feito pela Caixa Econômica a quem não possui PIS e que são beneficiadas por algum projeto social como o Bolsa Família, Pronatec, Pró-Jovem e outros.
O NIS é cadastrado a partir do primeiro emprego na maioria dos casos, mas também pode ser cadastrado caso a pessoa venha fazer parte de algum programa social já citado anteriormente.
É bom deixar claro que para quem possui o NIS ao conseguir o primeiro emprego este número valerá como o número do PIS/PASEP.
Uma inscrição NIS é atribuída apenas para fins de identificação aos cidadãos que tenham ou possam vir a ter direito a benefícios sociais. No momento que o cidadão passa a ter um vínculo empregatício, a inscrição NIS é cadastrada no Programa de Integração Social, tornando-se uma inscrição PIS. Uma inscrição PIS é uma inscrição NIS com a informação de vínculo empregatício.
.

O PIS é o Programa de Integração Social, criado pelo Governo Federal com o objetivo de integrar o trabalhador ao desenvolvimento da empresa. O PIS é cadastrado no primeiro emprego, a parir dele o trabalhador tem direito ao abono salarial anual, seguro desemprego, FGTS.
O todo trabalhador da iniciativa privada possui o cadastro no PIS.
.
O PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor, tem o mesmo objetivo do PIS a diferença é que o PASEP é para funcionários públicos.
.

O NIT é o Número de Identificação do Trabalhador para quem deseja fazer os recolhimentos das contribuições ao INSS, quem deve fazer o cadastro do NIT são os Segurados Contribuinte Individual, Empregado Doméstico, Segurado Especial e Facultativo, O NIT é equivalente ao PIS/PASEP, a diferença é que ele é para o Contribuinte Individual. Caso o contribuinte já tenha o PIS/PASEP poderá usar este numero para fazer o recolhimento ao INSS.

Veja no link como cadastrar!
http://www.supersoft.com.br/blog/forums/topic/geracao-do-nis/

Espero ter ajudado..

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.