x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 726

Referência de pagamento de INSS erado

Ana Paula Ferreira de Lima

Ana Paula Ferreira de Lima

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 16 outubro 2015 | 16:27

Boa Tarde!

Preciso de ajuda!!
Emiti duas guias de INSS atrasadas, mas depois de fazer o pagamento o cliente me ligou informando que ao fazer o pagamento pelo gerenciador financeiro do banco ele colocou o mês e ano de referencia errados. Como devo proceder?? Outra coisa pra essa mesma empresa, eu emiti mais outas duas guias de INSS referente a uma colaboradora que foi registrada retroativo. Porém não sei por qual motivo calculei o valor do INSS errado, o salario da funcionaria é 1.500,00 o valor do INSS seria de 135,00 e eu coloquei na guia o valor de 300,00 por ser retroativo se calculou mais uma multa em cima. Quais os procedimentos que devo tomar quanto a esses dois erros??
Desde já agradeço.

" O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes." - Cora Coralina
MARCOS

Marcos

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 19 outubro 2015 | 14:08

Quanto ao recolhimento que foi colocado o mês/ano errados, bastará preencher um "PEDIDO DE RETIFICAÇÃO DE GPS – RETGPS" e protocolar na Receita Federal, onde você irá informar o recolhimento feito e o que deve ser corrigido, no caso o mês/ano.

Quanto ao recolhimento a maior, você pode fazer a compensação do valor na SEFIP subsequente, porém importante guardar o histórico, pois em caso de fiscalização você deverá justificar o porquê do recolhimento a menor no mês subsequente.
Quanto a multa a maior originada do erro, a Previdência não deixa compensar, é conta e risco da empresa.
De toda a forma, se tiver a oportunidade, procure um plantão fiscal da Receita Federal na sua cidade e verifique junto ao fiscal se este procedimento resolverá ou se ele te aconselha um caminho diferente que resolva a questão.

Att

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Segunda-Feira | 19 outubro 2015 | 14:09

Ana Paula Ferreira

Sobre a primeira pergunta é fácil resolver, você deve seguir o procedimento para correção de GPS, preenche um formulário, marca horário na Receita Federal e lá eles corrigem sem problemas...

Ana Paula Ferreira de Lima

Ana Paula Ferreira de Lima

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 19 outubro 2015 | 16:01

Quero agradecer pela ajuda, já foi de grande valia. Agora tenho pelo menos um norte de por onde começar. Obrigada!!

" O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes." - Cora Coralina

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.