x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 2.216

Férias retroativa, lançamento SEFIP e Tributos Trabalhistas

MARIA LUIZA NUNES NÁPOLES MOREIRA

Maria Luiza Nunes Nápoles Moreira

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 09:00

Bom dia, amigos!

Será que poderiam me auxiliar?

Sou nova na empresa em que estou e está uma guerra entre a empresa e a contabilidade terceirizada..e eu no meio rs

Por uma falha operacional (da empresa ou da contabilidade, não sei quem era o responsável por essa atuação), tenho 30 funcionários com férias recém-vencidas (no máximo 2 meses para cá).

Preciso regularizar essas férias todas e aí vem o problema de sempre.

A empresa opta pelas férias retroativas, mesmo sabendo que isso não inibe ou diminui riscos trabalhistas posteriores (algumas vezes até aumenta). A contabilidade terceirizada relata que o sistema da SEFIP não permite SEFIP e emissão de guias complementares para esse fim.

Confesso não ser familiarizada com a emissão da SEFIP e das guias trabalhistas e por isso não tenho critério para responder o que é permitido ou não, trabalhei ainda esse ano com outra contabilidade que executou o serviço de férias retroativa e emissão de guias para pagamento.

Peço a ajuda de vocês nesse sentido, mesmo sabendo que não é o correto e nem mesmo que há diminuição de riscos trabalhistas, é possível efetuarmos o processo pela SEFIP e guias de férias retroativas?

Obrigada desde já!

Abs.

Maria Luiza Nunes Napoles Moreira
Analista de Recursos Humanos
E-mail: [email protected]
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 13:40

Maria Luiza Nunes Nápoles Moreira, boa tarde!

Retificar uma GFIP incorreta é permitido, claro. Agora, essa GFIP não estava "incorreta", pois as férias não foram concedidas dentro do período, talvez seja isso que a contabilidade esteja argumentando ...

RODOLFO MACIEL DIAS ALVES