x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 802

assinatura da ctps

alisson mateus machado

Alisson Mateus Machado

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2015 | 21:55

olá pessoal. bom me formei em contabilidade em 2008, mas nunca atuei na área

agora recentemente tive que assumir a administração de ME da família e por questão de corte de despesas decidi trazer a Contabilidade para ser feita na própria ME, a "rescisão" com o antigo contador não foi amigável

agora de depara com o 1º dilema

vms contratar uma funcionária e na boa ta na maior dúvida qto aos procedimentos a serem feitos, se alguem puder me ajudar indicando algum manual ou coisa assim, ficarei muito grato

e se alguem puder corrigir meus passos, agradeço mais ainda

vms lá

1. encaminhar a futura funcionária para fazer o atestado admissional, o mesmo deverá ser arquivado na própria ME?

2. fazer as anotações na ctps;

3. fazer o contrato de trabalho bem como o termo de opção do auxílio transporte (que não vai ter direito) e o termo de opção de salário-família (também não terá direito);

4. lançar a funcionária no próximo sefip;

5. fazer o Caged (deve ser enviado até o dia 7 do mês seguinte a contratação?);

6. pagar a guia do sindicato;

bom com certeza devo ter esquecido algo, por exemplo, devo faze o Homolognet? ??

agradeço a atenção de todos

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Sexta-Feira | 23 outubro 2015 | 07:27

Bom dia Alisson!

Quando você fala que a rescisão com o escritório não foi "amigável", o que aconteceu?? Por acaso o contador se recusou a fazer alguma coisa ou entregar algum documento? Se sim, procure a delegacia do CRC em sua cidade e denuncie ele... Ninguém é obrigado a ficar com um Escritório de Contabilidade, à não ser se estava em contrato algum prazo para a rescisão, tipo, avisar com 30 dias querendo encerrar a parceria, etc.etc.etc.

Bom tentando te ajudar, vamos lá pelas questões:

1 - Correto e sim, arquiva tudo na empresa. sugiro que abra uma pasta contendo todos os documentos da funcionária, o ASO, e nesta pasta arquive os holleriths, recibos de férias, ou seja, a vida da funcionária....

2 - Correto

3 - Errado. O Vale Transporte não é opcional à empresa e sim ao empregado.. Você vai ter o formulário de Vale Transporte e se ELA optar por não querer, ela irá escrever de próprio punho e assinar. Salário Familia também não é opcional, se ela tiver filhos até 14 anos, você é OBRIGADO a pagar o Salário Familia, mas veja bem, esse benefício você paga, mas desconta na GPS, ou seja, quem paga é o governo, não é um custo seu... Então na ficha de solicitação de emprego, ela tem que colocar se tem ou não filhos,e se tiver, ela é obrigada a lhe entregar cópia das certidões de nascimento dos mesmos...

4 - Correto

5 - Correto

6 - Que Guia do sindicato???? Você desconta e recolhe ao Sindicato da classe, a Contribuição Sindical depois de 30 dias, sendo que o valor é 1 dia do salário do funcionário, mas se já teve esse desconto anotado na CTPS em 2015, você não poderá descontar novamente, e aí apenas em Março de 2016 que vc recolherá isso..

Inicialmente você não está tão fora, mas veja bem, hoje com a complexidade e diversas obrigações, você deverá ter um programa que contenha a parte fiscal (livros de entrada e saídas ara fazer o SINTEGRA) , parte Contábil (registro das operações, ou livro caixa) e a parte trabalhista (para gerar folha, férias, 13º salário, etc.etc.etc..)

Então avalie se realmente é vantagem você ter a contabilidade na sua empresa, sendo que você ainda não tem experiência, porque as obrigações são muitas ..


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Sexta-Feira | 23 outubro 2015 | 14:08

Alisson Mateus Machado

Na verdade , você precisa antes verificar se vocês possuem os programas de PPRA, PCMSO , e ver em qual lugar vocês farão o exame da funcionária...

Segundo deve consultar o seguro desemprego, para verificar se o CAGED deve ser enviado até o dia 07, ou na data da admissão da funcionária

http://granulito.mte.gov.br/sdweb/consulta.jsf

Os demais passos são como o colega Eduardo citou....

alisson mateus machado

Alisson Mateus Machado

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 26 outubro 2015 | 20:57

Desde já agradece a Eduardo e Estefania pelas respostas

Podem ter certeza que elas foram muito úteis

Qto ao rompimento com o antigo escritório que fazia nossa contabilidade, Eduardo, não era o caso de denuncia ao CRC, pq tudo foi cumprido dentro da lei, porém, ficou da parte deles uma "ingratidão" afinal depois de 12 anos prestando serviços a nós não entenderam que agora podemos, apesar das dificuldades no início, fazer todos os serviços que eles prestavam. Ou seja, se eu ligasse lá hoje e pedisse uma "ajuda" iam bater com a porta na minha cara

Mas felizmente acredito nas pessoas de boa indole, profissionais e prestativas

E vi que aqui no portal já encontrei duas, fora as outras que não tiveram oportunidade de ver minhas dúvidas

Abraços e fiquem com Deus

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Terça-Feira | 27 outubro 2015 | 07:21

Bom dia Alisson!

Precisando poste sempre... só um alerta.... As mudanças da parte trabalhista foram muitas... por isso tome cuidado para não infringir Leis.. ok?


Boa sorte

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.