x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.524

Produtor Rural com CNPJ

Elaine Schiavinatto

Elaine Schiavinatto

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 26 outubro 2015 | 15:52

boa tarde, tenho que fazer a guia gps e enviar a gfip de uma produtora rural (pessoa fisica) mas que tem cnpj, quais codigos de gps, fpas, etc que tenho que informar??
dei umas pesquisadas e sÓ o que consegui descobrir É que o codigo de fpas É 604 e que o valor da gps É de 2%, mas estou totalmente perdida...
alguem aÍ ja fez esse tipo de infomaÇÃo??

obrigada

Kaue Richeti

Kaue Richeti

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 26 outubro 2015 | 18:02

Elaine, boa tarde!

Todos os produtores rurais do Estado de São Paulo possuem um CNPJ para efeitos de emissão de notas fiscais. Tratando-se de empregador, eu aconselho e acho mais correto, utilizar um CEI. Caso não queira ter um CEI, e manter o CNPJ para "centralizar" tudo apenas no CNPJ faça como segue:

Faça como se fosse uma empresa do lucro presumido. Com as ressalves sobre INSS Patronal e de Terceiros.

O produtor rural não paga patronal, e o percentual de terceiros é de 2,7% conforme tabela da RFB.

Código GPS: 2100
Simples Nacional: (Aqui cabe uma observação: Se ele for apenas produtor rural, e não tiver empresa aberta e tudo mais, marque como NÃO OPTANTE, caso ele tenha empresa aberta, aí depende do enquadramento)
Código Terceiros: 0003

Qualquer dúvida, me adiciona no skype que te ajudo: @Oculto

Att.

Agiliza Registros Empresariais - Serviços Especializados para Contadores e Advogados
(18) 99668-7420
Enquanto você cuida da sua empresa, a gente cuida da sua burocracia. Entre em contato e facilite sua rotina!
Kaue Richeti

Kaue Richeti

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 27 outubro 2015 | 09:48

Se ele não tem funcionário, não tem GPS 2100.

Quanto ao INSS sobre comercialização de produção, a GPS é código 2607 e o FPAS não mais será o 604, e sim 744.

Agiliza Registros Empresariais - Serviços Especializados para Contadores e Advogados
(18) 99668-7420
Enquanto você cuida da sua empresa, a gente cuida da sua burocracia. Entre em contato e facilite sua rotina!
Luisa

Luisa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 19 novembro 2015 | 10:56

Poderiam me ajudar em uma situação?

É o seguinte:

Estamos formalizando uma Cooperativa de produtores rurais, onde os cooperados são pessoas físicas.

Até onde sei, é que o Cód. GPS será 2607, valor correspondente a 2,1; SENAR 0,2% E FPAS 787.
Contribuição dos produtores rurais será de 2,3%.

Estou um pouco perdida, não sei ao certo como proceder com essas informações.
Me ajudem por favor!



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.