x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 200.209

DECLARAÇÃO DE PRO LABORE

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 14 agosto 2008 | 16:04

Boa tarde Reynaldes.


Na verdade, não tem mais valor aquela Declaração que faziamos para efeito de comprovação de renda dos dirigentes da empresa, hoje, existe o DECORE e somente ele tem validade juridica para comprovar renda. Para comprovar a retirada do pro labore o recibo ou holerit serve para tal fim.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Paulo Alberto Rodrigues Ferreira

Paulo Alberto Rodrigues Ferreira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 25 abril 2011 | 18:31

Silvio, você pode fazer o modelo basico de declaraçõa. Coloque seus dados, (nome, rg, cpf, crc), DECLARO que fulano de tal, (rg.cpf, endereço) proprietário da empresa vendas e cia ltda retira mensalmente a titulo de pro-labore a importancia de R$1.000,00.

Por fim, assine e mande reconhecer firma em cartório.

Normalmente aceitam aqui para fins de comprovação de renda em consórcios e alguns bancos e crediários de lojistas.

Espero ter ajudado.

Paulo Alberto
Técnico em Contabilidade
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar"
ELENILSON MIGUEL

Elenilson Miguel

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 13 anos Domingo | 19 junho 2011 | 19:42

Olá Reynaldes eu tenho um modelo que um cliente meu me pediu para ele entregar ao banco para compra de um carro, não sei se é o seu caso de toda forma espero ter ajudado. segue abixo o modelo utilizado por mim

DECLARAÇÃO DE PRÓ-LABORE








Declaramos para os devidos fins que o Sr. --------------------------------------
portador do RG nº __________ e do CPF nº ______________,Sócio da empresa _____________, inscrita no CNPJ nº ___________ , Inscrição Estadual nº ___________, tem uma retirada a título de pró-labore no valor de R$ 2.650,00 ( Dois mil,seiscentos e cinquenta reais ) por mês.
Conforme discriminação abaixo:


= Pró-Labore 2.650,00
- INSS – 11% (291,50)
- IRRF - 15% (60,19)
= Líquido 2.298,31







RECIFE xx/xx/xxxx

_____________________________

CRC /PE Nº

Jairo Guimarães Salgado

Jairo Guimarães Salgado

Prata DIVISÃO 3, Controller
há 13 anos Domingo | 19 junho 2011 | 23:48

Caro Alfredo Cesar,

Não querendo contemporizar com "...e por depender de outros fatores a emissão do DECORE ", ratifico a colocação do nobre Moderador de que apenas o DECORE tem valor jurídico e válido para fins de comprovação de renda de empresário. Sabe-se que muitos bancos, agências financeiras, Lojas dentre tantos outros constumam aceitar este tipo de "documento", porém, para efeito de cobrança jurídica, a pessoa que se utiliza deste artifício poderá responder por estelionato.

Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito.
DAVID NEREU POGERE

David Nereu Pogere

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 28 junho 2011 | 10:50

Bom dia, estou com uma dúvida e gostaria de ajuda.
Tenho um pro-labore com o valor de R$ 3.689,66, com 2 dependente de IR. O meu sistema calculou o valor do IR no valor de R$ 230,94, ou seja, descontou apenas o valor da dedução de 2 Dependentes para fazer a base de calculo de IR. Abaixo descrito:

Vlr Pro-Labore = R$ 3.689,66
(-) 2 Depend. =(R$ 314,94)
=Total = R$ 3.374,72 x 22,5% = 759,31-528,37 = R$ 230,94.

Mas o correto não é descontar além dos dependentes o INSS tb?

Aguardo retorno
e Muito obrigado desde já
David

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.