x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.047

Recibo de Pagamento a Autônomo

Nicellia Nascimento

Nicellia Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2015 | 16:37

Boa tarde!

Como é que faz um Recibo de Pagamento a Autônomo Rpa? É a primeira vez que faço e estou com muitas dúvidas.
Meu cliente pediu para eu fazer esse documento no valor de R$ 4.000,00, como prestador de serviços de corretagem, o tomador do serviço é pessoa física.
Qual o procedimento? Alguém pode me ajudar?

Nicéllia Nascimento

Mara

Mara

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2015 | 17:47

Nicellia Nascimento,

Autônomo, tem recolhimento de INSS.

No valor de 4.000,00.
Você irá desconta a titulo de INSS 11% - 440,00
Descontará também o IRRF - 15% - 179,20
Totalizando liquido - 3380,80

Nas informações, você colocará o CPF dele e o NIT/PIS/NIS, para efeito de recolhimento do INSS.

Quem recolhe o INSS e o IRRF é o tomador dos serviços.
Como seu tomador é pessoa fisica, ele irá recolher o INSS em guia avulsa com o NIT do seu cliente.


At,

Mara

Mara

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2015 | 11:04

Nicellia Nascimento, bom dia.

Na orientação que te passei, falei da retenção do IRRF.

E fazendo uma pesquisa, achei no fórum uma caso parecido, e na explicação fala que serviços prestados por pessoa física para outra pessoa física não existe retenção de IRRF.
Os rendimentos pagos por pessoa física (CPF) a outra pessoa física (CPF) estão sujeitos ao carnê leão sobre a responsabilidade de quem recebeu o rendimento. O código 0588.

Se achar mais alguma coisa, eu posto para você.

At,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.