x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 3.520

Licença Maternidade paga pelo empregador e pelo INSS

Geovania R. Abreu de Oliveira

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2015 | 10:19

Bom dia, pessoal!

Me deparei com uma situação que até o momento desconhecia: na aula de legislação trabalhista na faculdade o professor afirmou que a empregada, quando em período de licença maternidade, recebe a licença pela empresa e, após findada a licença, poderá requerer a licença também pelo INSS. Na ocasião, questionei sobre o embasamento legal desta situação, pois neste caso o INSS pagaria a licença duas vezes, porque a empresa compensa o valor pago a titulo de licença maternidade na guia de INSS. O professor ainda disse que está prática tem previsão legal e é muito comum...

Alguém já passou por esta situação ou conhece o embasamento legal desta para compartilhar conosco??

Grata.

Geovania R. Abreu de Oliveira
Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2015 | 10:33

Geovania Rodrigues de Abreu ,

Um caso bem interessante, tambem fiquei curioso com sua duvida, até onde eu sei auxilio maternidade e pago pela empresa e descontado do INSS patronal da empresa via sefip.

Agora se for empregada domestica se não em engano recebe diretamente via INSS não me recordo agora o procedimento, mais e assim.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2015 | 11:54

Geovania Rodrigues de Abreu

Nunca vi isso...seria bom demais retornar da licença maternidade, receber o salário pela empresa e mais um salário do INSS. .....

Insista que ele te forneça a lei, se ele te enviar podemos analisar aqui. rsrsrsrs

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2015 | 12:35

Bom dia!

Será que não foi um "erro" de expressão de seu professor Geovania?

Não existe isso, para empregados Celetistas, ou seja, a empresa efetua o pagamento da funcionaria em licença maternidade e desconta o valor na GPS, tudo isso feito pela SEFIP já automaticamente.



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Geovania R. Abreu de Oliveira

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2015 | 12:44

Pois é, Eduardo e Karina!

Tem 06 anos que trabalho nesse setor e nunca tinha lido nada nesse sentido. No dia em que esta matéria foi ministrada eu não estava presente, soube pelo comentário dos colegas, quase surtei rsrsrs, na aula seguinte questionei novamente para ver se não era um mal entendido, mas o professor me explicou exatamente como postei acima. O que mais me chamou a atenção foi a informação dele dizendo que esta prática é muito usual...

O professor ficou de me passar o embasamento legal desta questão, pra mim é totalmente equivocada esta declaração.

Geovania R. Abreu de Oliveira
Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.