x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 3.465

Contribuição Facultativo X MEI

Naiadja Schneider

Naiadja Schneider

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2015 | 19:52

Boa tarde!!!

Além de ser MEI pode realizar contribuição facultativo ou individual????

Alguém poderia me explicar se isso é permitido, e que benefícios isso irá gerar ou não?


Obrigada pela atenção.


Geovania R. Abreu de Oliveira

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 10 novembro 2015 | 08:10

Naiadja, bom dia!

Complementando a resposta da colega Geórgia Beatriz, se o MEI quiser se aposentar por tempo de contribuição, deve recolher INSS complementar de 15%, para completar com os 5% que ele já recolhe em guia mensal. Esta contribuição de 5% concede a ele todos os benefícios previdenciários, exceto aposentadoria por tempo de contribuição.

Espero ter ajudado.

Geovania R. Abreu de Oliveira
Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
Naiadja Schneider

Naiadja Schneider

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 10 novembro 2015 | 12:35

Geovania Rodrigues de Abreu

Obrigada pela resposta.

Mas fazer contribuição complementar para obter aposentadoria por tempo de contribuição, não é meu foco.

Esse MEI não quer se aposentar somente com o valor máximo dos seus benefícios previdenciários, que será o salário mínimo.

Ele quer possuir um benefício maior.

E minha duvida crucial é se tem algum impedimento pro MEI fazer contribuição facultativo ou individual?

E sendo MEI, qual das duas contribuições séria adequada, acredito que a individual séria o correto.

E qual a diferença entre fazer a contribuição - 1910 Micro Empreendedor Individual – MEI – Mensal – Complementação 15% (para plano normal), com 11%, e uma contribuição individual ou facultativo.

Att,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.