x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 381

VALDICE DA SILVA SOUZA

Valdice da Silva Souza

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 8 anos Terça-Feira | 10 novembro 2015 | 20:39

Me fizeram uma pergunta que estou pensando até agora e não cheguei a nenhuma conclusão, gostaria muito que vcs me ajudassem.

Um empregado com rendimentos mensais de 5 salários mínimos R$ 3.940,00, deverá pagar IR, descontado do seu holerite, até aí tudo bem, a questão é com relação aos dependentes:

Esposa: com rendimentos
Filho 18 anos: com rendimentos
Filha 14 anos: sem rendimentos

Pode esse funcionário se beneficiar da dedução mensal desses dependentes?

Quando for declarar i IRPF, deverá constar o rendimentos de todos os dependentes, ( nesse caso acho que daria IR a pagar)?

Ou seria melhor deixar somente a filha de 14 anos como dependente, já que é a unica que não possui renda, tanto para os descontos na folha, como para quando for declarar o IRPF.

Agradeço a todos, desde já.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 11 novembro 2015 | 08:48

Valdice, bom dia.
Se o empregado incluir os dependentes irá pagar menos i.renda mensal, mas na Declaração Anual irá receber menos ou pagar.
Se na declaração anual ele incluir esses dependentes terá que incluir suas rendas e obviamente restituirá menos ou pagará I.R.
Sugiro a ele que não inclui esses que tem rendimentos e na Declaração Anual cada um faça o seu em separado. ok..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.