x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 11

acessos 952

Sócio e seguro desemprego

Bruna Ribeiro Sanchez

Bruna Ribeiro Sanchez

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Quarta-Feira | 11 novembro 2015 | 10:26

Bom dia!

A empresa onde eu trabalho tem duas sócias, uma que não trabalha na empresa e é retirado todo mês o pró-labore dela, no entanto ela veio ser demitida da empresa que era celetista. Minha chefe agora quer que eu exclua o pró-labore referente ao mês de Outubro para ela pode sacar o seguro desemprego.
Essa pessoa também é sócia em outra empresa, mas sem retirada de pró-labore.

Gostaria de saber se alguém já passou por situação semelhante e se o INSS pode considerar como fraude?

CLAUDIA FARIA DA CUNHA

Claudia Faria da Cunha

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 12 novembro 2015 | 08:49

Bruna, ontem tive contato com uma servidora que trabalha com Seguro Desemprego e ela me disse que se um socio, recebendo ou nao o pro-labore e juntamente contribuindo ou nao com o INSS, o MTE e INSS entendem que ele tem renda da empresa de alguma forma e nao esta desempregado. Por isso ele perde o beneficio do Seguro Desemprego.

Espero ter ajudado ao entendimento.
Abraço.

Geovania R. Abreu de Oliveira

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 9 dezembro 2015 | 17:07

Boa tarde, pessoal!

Aproveitando a discussão: uma funcionária devidamente registrada está pensando em abrir uma empresa junto ao seu esposo, mas ela só vai constar na sociedade, não vai fazer retirada pró labore.
Pergunto: caso ela seja demitida terá direito ao seguro desemprego??

Grata.

Geovania R. Abreu de Oliveira
Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
KELLE

Kelle

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 18 dezembro 2015 | 11:46

Oi Vânia.
A data de saída foi 30/11/2015, e ela quer sair da empresa o mais rápido possível para dá entrada no seguro dela.
Mas eu não sei se isso vai dá certo, até pq ela já deu entrada no seguro e não foi liberado.

Att,
Kelle

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 18 dezembro 2015 | 11:51

Com certeza não será possível, pois a data de saída da sociedade será posterior a data de saída da empresa.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 18 dezembro 2015 | 13:41

Kelle

O processo de retirada de um sócio da empresa não é tão simples e rápido assim, demora algum tempo para o processo se efetivar e conforme a Vânia explicou, as datas não irão bater.

Não tem jeito mesmo.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.