x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 907

Fgts simples nacional

kennedy Barbosa Anuciação

Kennedy Barbosa Anuciação

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 16 novembro 2015 | 20:46

Boa noite..

Por gentileza, poderia tirar uma duvida.
tenho um pequeno comercio e sou optante pelo simples ltda desde 2011.
sempre meu contador me enviou o simples e o GPS para pagar e mais nada.
não tenho nen nunca tive empregado apenas eu e minha esposa trabalha na empresa, somos socios.
meu faturamento mensal é de $ 2.300,00.
Hoje chegou uma multa pelo não recolhimento de FGTS.
eu sou obrigado Tambem a recolher o mesmo.
cabe a mim esta multa?

Muito obrigado

Danilo Zanon dos Santos

Danilo Zanon dos Santos

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 16 novembro 2015 | 21:50

Kennedy Barbosa Anuciação boa noite!

Verifique direito, mas essa guia deve ser da NÃO entrega da GFIP de algum determinado mês. Não necessariamente seja de não recolhimento do FGTS. Pode ser a falta de entrega da guia Sem Movimento.

Acontece que muitos contadores não mandam a GFIP Sem Movimento do mês de abertura da empresa.

Verifique e qualquer coisa poste aqui mais informações.

Abraços

Danilo Zanon dos Santos
Contador e Empresário
Zanon Assessoria Contabil
Site: https://www.zanoncontabil.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/zanoncontabil
Josilene Dutra

Josilene Dutra

Bronze DIVISÃO 5, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Segunda-Feira | 16 novembro 2015 | 22:05

Boa noite Keneddy,

Acredito que tenha recebido um auto de infração da Receita/Caixa informando que foi multado pelo fato de não ter entregue a Gfip no prazo correto. Esta notificação na verdade não se refere ao recolhimento de FGTS, uma vez que não possui funcionário registrado. E sim, a informação mensal que devemos enviar informando a retirada de pró-labore de ambos os sócio, neste caso seu e da sua esposa. Foi estipulado um valor de R$ 500,00 por mês/atraso.
Hoje vários clientes nos ligaram pedindo informaçõessobre tal correspondência... mas no nosso caso, foram Gfip's enviadas no ano de 2010... qual seria o seu, 2011???
Preciso saber se mais alguém recebeu esses autos e se há uma brecha para entrarmos com recurso/impugnação...

Aguardo.

Obrigada!

Josilene Dutra

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Terça-Feira | 17 novembro 2015 | 07:44

Bom dia Kennedy,

...cabe a mim esta multa?

Certamente - tal como afirmaram o Danilo e a Josilene - trata-se da multa pela falta de transmissão da GFIP.

Se confirmado o erro, a multa deve ser paga pelo contador, pois a obrigação da transmissão no prazo é exclusivamente dele. Quero crer que ele assumirá a responsabilidade sem que seja necessária qualquer intervenção sua.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.