x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 13

acessos 4.649

Envio de GFIP sem movimento por MEI sem certificado digital

Paulo Ribeiro Costa

Paulo Ribeiro Costa

Bronze DIVISÃO 2, Prestador de Serviço
há 8 anos Terça-Feira | 24 novembro 2015 | 11:21

Olá,

Sou MEI desde outubro de 2012, não tenho funcionário, e ontem, ao tentar emitir uma CND no site da Receita Federal, descobri que tenho pendências de GFIP desde a abertura. Baixei o programa SEFIP, peguei várias dicas aqui no fórum e consegui gerar o arquivo do GFIP para 10/2012 com sucesso, porém, como não tenho certificado digital, não conseguirei enviá-lo.

Gostaria de saber se por aqui conseguiria resolver esse problema, ou seja, se existe outra forma de envio do arquivo ou se algum usuário do fórum poderia me ajudar com alguma dica. Não queria ter que comprar um certificado digital só para esse envio, seria jogar dinheiro fora já que não teria outra utilidade pra mim.

Agradeço desde já.

Um abraço a todos.

Paulo

Priscila

Priscila

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 24 novembro 2015 | 16:00

Se for só para isso você não precisa do certificado digital, tem que fazer uma chave pri na Caixa Econômica, você tem que baixar um programinha antigo para gerar um arquivo em um pendrive e levar na caixa para ser validado, só que é complicado te explicar o processo, você tem q pesquisar, mas quando conseguir gerar essa chave você pode transmitir pelo conectividade social da forma antiga.

Paulo Ribeiro Costa

Paulo Ribeiro Costa

Bronze DIVISÃO 2, Prestador de Serviço
há 8 anos Terça-Feira | 24 novembro 2015 | 16:11

Olá, Priscila,

Obrigado pela resposta. Eu achei que esta opção da autenticação via pendrive já não existisse mais, que tivesse sido totalmente substituída pela certificação digital.

Vou me informar melhor.

Obrigado,

Paulo

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 8 anos Terça-Feira | 24 novembro 2015 | 16:52

Paulo Costa, boa tarde!


Conforme a Priscila informou você pode gerar a CHAVE PRI.

Nesse link http://www1.caixa.gov.br/download/index.asp caminho, download, FGTS- Conectividade Social. Nome do arquivo PRECERT_MULTI.EXE (28/01/2015) - Aplicativo de pré-certificação para obtenção do certificado digital no padrão proprietário CAIXA - Microempreendedor Individual, Micro e Pequena Empresa optante pelo Simples com até 10 trabalhadores.

Apos o download siga os passos que o programa vai indicando, boa sorte.


Espero ter ajudado..

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 8 anos Terça-Feira | 24 novembro 2015 | 17:13

Izaque Moraes, boa tarde!

A disposição.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 8 anos Terça-Feira | 24 novembro 2015 | 18:03

Paulo Costa,

A disposição.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Paulo Ribeiro Costa

Paulo Ribeiro Costa

Bronze DIVISÃO 2, Prestador de Serviço
há 8 anos Quarta-Feira | 25 novembro 2015 | 13:39

Fredson Lopes,

As suas informações foram precisas, segui o caminho e consegui resolver (quase) tudo. O problema agora é com a informática :-)

Apensar de ter tido sucesso em alterar o drive A: para o pen drive, o programa Cliente de Certificação não salva o arquivo no pen drive. Fiz um teste deixando um arquivo txt dentro do pen drive, para saber se seria apagado conforme avisa o programa, e ele foi apagado. Então ele reconhece o pen drive como drive A:, mas não salva nada nele. O pop up com as opções OK e CANCELAR não desaparece ao clicar no botão OK.

Já testei em 2 notebooks, um rodando Win 7 e o outro Win 10 e nada. Empacou novamente.

Só estou postando isso para o caso de alguém ter passado pelo mesmo problema e ter encontrado a solução.

Abraços!

Paulo

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 25 novembro 2015 | 13:56

Paulo Costa,

A disposição.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
jessica reche

Jessica Reche

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 25 novembro 2015 | 15:03

Ola, me disseram que eu poderia enviar a gfip com o certificado digital de qualquer responsavel, era so colocar a empresa como tomadora lá na SEFIP. Enviei e deu certo. A minha duvida é, isso não gera problema para essa empresa responsavel?

E outra coisa, a empresa é do MEI, e tem gfip em atraso desde a abertura, no caso 2011, preciso enviar de todos os meses ou somente a do primeiro mes?

Desde já agradeço

Izaque de Moraes

Izaque de Moraes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 25 novembro 2015 | 15:28

Jessica Reche,

Após alguma pesquisas que fiz, se o MEI não tiver nenhum empregado só precisa enviar a SEFIP referente ao mês que abriu a empresa. Porém conversando com algum amigos que trabalha na área pessoal me falaram para enviar todos os meses.


Espero ter ajudado

Izaque de Moraes
Contador
Brasília-DF

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.