x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 720

Jaqueline Ottoboni

Jaqueline Ottoboni

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 8 dezembro 2015 | 16:26

Boa tarde,

Quero um esclarecimento, sou contadora, pessoa fisica e tenho apenas o e-cpf. Abri uma empresa e preciso cadastra-la no INSS e FGTS.

Para cadastro no INSS é somente ir com a documentação na RFB , correto? e para o FGTS, consigo ainda gerar a chave PRI? a empresa recolherá apenas pro labore. Como devo proceder quanto ao cadastro do FGTS?

Obrigada

Fábio Luiz Muller

Fábio Luiz Muller

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 8 dezembro 2015 | 17:07

Jaqueline Ottoboni

Sim o INSS é somente com a documentação na RFB. Já a chave .PRI dependa da Caixa que você vai protocolar, por exemplo, em São Paulo não emitem mais a chave .PRI, já no Paraná ainda é emitido facilmente.

Agora se você tem e-cpf e cadastrou um numero de CEI nele, com o e-cnpj da empresa faça uma procuração para o CEI contido no seu e-cpf e está tudo certo!

Atenciosamente

Fábio Luiz Müller
Técnico em Contabilidade
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 8 dezembro 2015 | 17:27

Jaqueline Ottoboni,

Boa tarde. O cadastramento no INSS é automático com a inscrição no CNPJ, não precisa ir com a documentação na RFB.

Se a empresa não terá funcionários, a princípio não haverá necessidade de gerar uma chave pri para ela, já que para o envio da GFIP mensal podes utilizar qualquer certificado, desde que o dono seja o responsável pelo arquivo. Só não tenho certeza se é possível o envio utilizando um eCPF sem o CEI vinculado (eu utilizo um eCPF com CEI) ...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.