x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 0

acessos 545

Sefip - Obra Parcial

Joaquim Antonio de Arruda

Joaquim Antonio de Arruda

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 9 dezembro 2015 | 22:47

Pessoal, algumas dúvidas sobre Sefip.

Meu Cenário Atual:

Sou contador e atendo vários ramos de atividade (principalmente comércio), mas nesse mês entrou um cliente novo, do ramo de Engenharia e Construções, do qual não sou conhecedor.

Fiz a abertura da empresa, registrei em todos os órgãos, e pedi o enquadramento no Simples Nacional, o qual foi deferido.

Agora esse meu CLIENTE (optante pelo Simples Nacional) está assinando um contrato de prestação de serviços (empreitada parcial), com um TOMADOR (não optante pelo Simples Nacional).

Meu CLIENTE me mandou uma minuta desse contrato, me questionando a respeito da documentação exigida mensalmente pelo TOMADOR, e é aí que estão minhas dúvidas, pois nunca trabalhei com esse ramo de atividade.

DÚVIDAS:

1) Num dos itens do contrato, o TOMADOR determina que haverá retensão de 5% do valor da mão-de-obra.
- Esses 5% seriam de INSS Retido ? Se sim, na emissão da NF deverá ser mencionada essa Retensão ?
- Caso esses 5% não sejam de INSS Retido, seriam de ISS Retido ? Lembrando que meu CLIENTE é Simples Nacional.

2) Noutro item do contrato, o TOMADOR determina que deverão ser entregues cópias das guias de ISS - GFIP - GPS do mês anterior, recolhidas na CEI da Obra com Código 150.
- O fato do meu CLIENTE ser optante do Simples Nacional, o desobriga de recolher ISS em separado (FORA DO DAS) ? Se negativo, como isso funciona ? (CLIENTE de São Paulo, TOMADOR de São Paulo)
- Como devo preencher a SEFIP ? Quais códigos devo utilizar ? Que outros dados devo mencionar (CEI da Obra, CNPJ do Tomador, outras informações, retensão (caso os 5% sejam realmente de INSS), etc, etc).
- Há alguma diferença na folha de pagamento de uma empresa "normal" para uma empresa que realiza obras parciais ?