x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 3.715

Recolhimento do FGTS DO 13º SALÁRIO

Rafaella Aguiar

Rafaella Aguiar

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 8 anos Segunda-Feira | 21 dezembro 2015 | 12:34

bom dia amigos,

preciso de uma ajuda...

fiz uma sefip comp. 11/2015 com o valor somente da folha de pagamento , esqueci de informar o valor da 1º parcela do 13º salário, na qual sairia o valor a ser pago , sendo assim saiu o valor do fgts correspondente a folha de novembro , sem o recolhimento da 1º parcela.

minha dúvida é o seguinte :

-como fazer e informar a sefip se o valor do FGTS do mês de novembro já foi pago?

desde já agradeço!

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 21 dezembro 2015 | 13:31

Rafaella Aguiar

Vc vai retificar essa GFIP informando o valor base do 13° e marcar a opção de recolhimento complementar para o FGTS que o sistema irá calcular somente o FGTS em cima do 13° com os juros devidos.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Rafaella Aguiar

Rafaella Aguiar

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 8 anos Terça-Feira | 22 dezembro 2015 | 12:11

oi karina, obrigada pela ajuda...

tentei da forma q vc disse , preenchi o campo so salário do 13º correspondente a 1º parcela e opção do fgts complementar, e deu certo!


mas ainda estou com dúvidas,pois qdo fazemos uma sefip retificando ela anula a anterior?

se anular, eu teria q colocar o salario sem o 13º e o com o 13º e clicar na opção fgts compl.?

e assim daria inconscistencia...

só queria saber se preciso fazer outra sefip após gerar o fgts compl. para q os dados fiquem certos..



Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 dezembro 2015 | 13:27

Rafaella Aguiar

Vc vai enviar a GFIP da mesma forma que foi a anterior, só vai acrescentar a informação da remuneração do 13°.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
MATOS

Matos

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 22 dezembro 2015 | 14:10

Recolhimento e declaração complementar para o FGTS

Recolhimento e declaração complementar para o FGTS é o valor da diferença de remuneração do trabalhador das categorias 01, 02, 03, 04, 05, 06 e 07, sobre a qual não houve recolhimento e/ou declaração anterior.
Exemplo:
O empregador/contribuinte transmitiu a GFIP/SEFIP contendo 10 trabalhadores, com recolhimento ao FGTS. Para um trabalhador o valor da remuneração foi informado de forma parcial, ou seja, foi informado R$ 800,00, sendo que a remuneração integral era R$ 1.000,00.
Para recolhimento ao FGTS da diferença faltante deve ser gerada nova GFIP/SEFIP, na modalidade branco, informando a remuneração complementar deste trabalhador (R$ 200,00) no campo Remuneração sem 13º Salário e a remuneração integral (R$ 1.000,00) no campo Base de Cálculo da Previdência Social. Para tanto, deve ser informada a opção “Sim” no campo Remuneração Complementar para o FGTS. Os demais trabalhadores, que não possuem diferenças de remuneração, também devem constar da mesma GFIP/SEFIP, com a modalidade 9, e os mesmos dados e fatos geradores informados anteriormente.

Caso tenha sido informada, na GFIP/SEFIP anterior, uma parcela do 13º salário, no campo Remuneração 13° Salário, esta parcela não deve ser repetida na GFIP/SEFIP com o recolhimento ou a declaração complementar para o FGTS. Havendo complemento a título de 13º salário, deve ser informada apenas a eventual diferença a complementar no campo Remuneração 13º Salário.


Fonte: Manual da GFIP/SEFIP

Rafaella Aguiar

Rafaella Aguiar

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 8 anos Terça-Feira | 22 dezembro 2015 | 17:09

karina , eu fiz assim...

1) valor sem 13º 0,00 e valor 13º r$ 92,85 opção compl. = valor inss, e fgts correspondente a 1º parcela ( ASSIM Dá CERTO)


2) salário sem 13º r$ 1110,03 , ( fiz com os mesmos dados da anterior, optando pelo fgts compl. da INCONSCISTENCIA)

minha duvida é

1 - na sefip 11/2015 consta o valor sem 13º de r$ 1110,03 , COMO FICARÁ A NOVA SEFIP?

2- ESSA NOVA SEFIP VAI ANULAR A ANTERIOR?? OU SÓ VAI COMPLEMENTAR??



desculpe , mas é 1º vez q eu faço...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.