x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 853

Problemas ao sacar o FGTS

Douglas Gomes Ferreira de Moraes

Douglas Gomes Ferreira de Moraes

Iniciante DIVISÃO 2, Desenvolvedor
há 8 anos Terça-Feira | 22 dezembro 2015 | 15:11

Boa tarde!

Estou com problemas para sacar meu FGTS. ..Vou explicar detalhadamente o que aconteceu:

Eu entre em uma determinada empresa com 14 anos e pedi minhas contas com 16 anos. Nesse período eu era Menor Aprendiz (O que gerou um saldo de FGTS).

Após 3 anos eu retornei para esse empresa como CLT e fiquei 3 anos e 3 meses nela o que me gerou um outro saldo de FGTS (o qual estou com problemas para sacar).

Resumindo a novela, eu realizei a homologação a 2 meses atrás. No mesmo dia fui na caixa para sacar o FGTS que já estava disponível e tive uma surpresa, meu nome estava incompleto. Então tive que gerar uma RDT para corrigir o nome e poder gerar uma nova chave.
Após correção do nome, exclusão da data de movimentação, a empresa gerou uma nova chave e SURPRESA, a caixa falou que geraram uma chave para a solicitação antiga, que eles deveriam ter apagado a antiga, então a funcionária da caixa disse que iria facilitar as coisas já que eu tinha dois números de PIS e um estava desativado (o PIS de quando eu era Aprendiz). Ela arrumou o PIS do cadastro onde eu deveria realizar o saque e devolveu o dinheiro, ou seja, ele deixou de ficar negativado no extrato.

Fui gerar uma nova chave com a empresa (a qual está utilizando o conectividade social) após 5 dias dessa modificação. A funcionária da empresa colocou o novo PIS no site e gerou uma chave e SURPRESA, o valor que foi liberado foi o de quando eu era Aprendiz rs.

Fui em outra caixa entender o que estava acontecendo e percebi nos extratos que para ambos a data de movimentação estava 21/10/2015. Quando mostrei isso para a funcionária a mesma foi verificar o histórico de movimentação para o meu PIS e me explicou o seguinte:

- Quando a empresa paga a multa, uma chave é gerada automaticamente, ou seja, não é preciso ir no conectividade social.

Então ela verificou que a primeira chave gerada (a que foi feita com o pagamento da multa), a data de movimentação era 22/10/2015 e não 21/10/2015 e que esse era o problema, ou seja, eu precisava verificar com a empresa qual a certa e se for 22/10 arrumar minha carteira.

Alguém consegue me ajudar com esse problema?

Estou a dois meses sem receber e meu nome foi inclusive para o SPC por conta dessa novela.

Abs.,
Douglas Gomes

Pedro André Dias

Pedro André Dias

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 dezembro 2015 | 15:16

A confusão deve ter sido feita pela funcionaria da caixa quando foi ajustar algum dado seu e possivelmente confundiu as contas de FGTS.
Cada vinculo gera uma conta de FGTS. É equivocada a informação que ela diz que ao pagar a multa gera automaticamente, sem precisar ir no conectividade.

Para solucionar seu problema, creio que precise gerar uma nova chave com o vinculo anterior, informando que foi pedido de demissão e no outro dia uma terceira chave com a segunda demissao.

Cordialmente,
Pedro André Dias
Contador
http://www.planosassessoria.com 
DEBORA C. GABRIEL

Debora C. Gabriel

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 22 dezembro 2015 | 15:19

Douglas;

Infelizmente esta situação não é incomum na área, divergências entre empresa x escritório x caixa - Agora deverá ser feita outra RDT corrigindo a data da saída, e depois terão que gerar outra chave. è muita burocracia, órgãos envolvidos para uma situação tao simples.

Douglas Gomes Ferreira de Moraes

Douglas Gomes Ferreira de Moraes

Iniciante DIVISÃO 2, Desenvolvedor
há 8 anos Terça-Feira | 22 dezembro 2015 | 15:28

Pedro, boa tarde!

Não entendi direito! Gerar uma nova chave com o vínculo anterior, você diz gerar com o PIS antigo?

Lá no sistema da caixa, conforme me foi mostrado pela atendente, eu tenho dois vínculos de fato... o primeiro que eu não posso sacar, e o segundo que está com o PIS correto e com a data do dia 21/10/2015, assim como na carteira.

O que a atendente da caixa me informou é que quando a primeira chave foi gerada com o pagamento da multa a data no sistema GRRP ou SEPIF não lembro o nome, estava com a data de 22/10. A menina inclusive disse para verificar com a empresa a data certa, uma vez que, até mesmo quando acesso o site do FGTS visualizo a data do dia 21/10.

O que eu achei estranho é que o vínculo antigo de 7 anos atrás esta com essa mesma data de movimentação.

Para exemplificar o que está ocorrendo com a empresa:

PIS que eu tenho:

12345678 - Antigo e desativado com R$100,00 para saque
56789012 - Novo com R$10.000 para saque.

Quando a empresa entra no site e coloca o PIS novo, segundo a funcionário do RT, aparecem meus dados atuais e não os de 7 anos atrás, porém quando a chave é gerada a mesma vai para o PIS antigo, entendeu?

Eu vi em outros tópicos aqui algumas pessoas sugerindo gerar uma nova chave, porém colocar a data de movimentação 1 dia depois (o qual resultaria no dia 22/10 assim como na primeira vez), já que essa informação não apresenta na chave. Uma pessoa disse que resolveu o problema com isso...fico me perguntando se resolveria o meu.

Sei que assim que ela gerar a chave eu consigo verificar no site se foi gerado para a conta certa...mas estou nesse empasse.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Boa tarde Debora!

Mas gerar a RDT para o que exatamente?

Abs.,
Douglas Gomes

DEBORA C. GABRIEL

Debora C. Gabriel

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 22 dezembro 2015 | 15:33

RDT da data correta da sua saída, a data tem que ser a da saída informada no termo de rescisão. Você disse que estava 22 e o correto é 21. Isso você vai ter que pressionar com sua empresa ou escritório para agilizar.

Douglas Gomes Ferreira de Moraes

Douglas Gomes Ferreira de Moraes

Iniciante DIVISÃO 2, Desenvolvedor
há 8 anos Terça-Feira | 22 dezembro 2015 | 15:38

É isso que não estou entendendo Debora.
Conforme falei para o Pedro, quando entro no site ou a caixa verifica meu dados a data está como 21/10. Somente a primeira chave gerada (antes de fazer a RDT para correção do nome) em um outro sistema (acredito eu que seja um onde também faça o pagamento de multa) que a data estava diferente.

Você sabe me informar como que isso funciona?

Ex.: Fui mando embora e a empresa vai pagar a multa recisória, ou seja, é a primeira vez que vou gerar a chave para o FGTS desse funcionário e tem a multa que é adicionada ao FGTS. Onde isso é feito? No conectividade social ou GRRF (algo assim!)?

Abs.,
Douglas Gomes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.