x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 4.493

Carga horária-mudança

Elaine

Elaine

Iniciante DIVISÃO 2, Recepcionista
há 8 anos Terça-Feira | 29 dezembro 2015 | 10:02

Bom dia,

Preciso de uma ajuda,
Trabalho como recepcionista em um salão de beleza, com carga horária de 6 horas por dia de terça a sexta e um sábado sim(12 horas) outro não (ficou acordado com a outra recepcionista e a empregadora).
Mas agora a empregadora quer que façamos hora extra (como é natal e ano novo) sem pagar como extra, ela afirma que teríamos que trabalhar 8 horas por dia, e que ela paga como se fosse 8 horas trabalhadas. Em meu contrato de trabalho está descrito na jornada de trabalho como 6 horas diárias com 15 minutos para intervalo.
Peço ajuda para saber o que realmente tenho direito, pois agora ela quer fazer um novo contrato de trabalho.
Obs: É de terça a sábado pois o salão não abre domingo e segunda.

Obrigada!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 29 dezembro 2015 | 10:17

Elaine, bom dia.
Se consta no contrato de trabalho jornada de 06 horas diária, então as horas que ultrapassarem deverão ser paga como hora extra de no mínimo 50% de acréscimo + mdsr sobre as horas extras, (percentual deverá checar junto ao sindicato, isso porque alguns o percentual e maior).
Entendo que se a empregadora que fazer uma alteração no contrato, esse vigorará a partir da data da assinatura e o salario também deverá ser aumentando na mesma proporção.
Lembrando que você não é obrigada a aceitar, e nesse caso a empresa deverá aceitar ou dispensar.
Elaine, sugiro também que consulte o sindicato da categoria.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 dezembro 2015 | 10:38

Elaine

Complementando a ótima resposta do amigo Carlos:

A jornada de trabalho será de no máximo 44 horas semanais, ficando por conta do empregador definir os horários, então se vc foi contratada para trabalhar desta forma ela não pode te cobrar em hipótese alguma "as horas que faltam para completar 44 hrs " .

Qualquer alteração no contrato de trabalho deve ser de mútuo acordo e não pode resultar em prejuízos ao trabalhador.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Elaine

Elaine

Iniciante DIVISÃO 2, Recepcionista
há 8 anos Quarta-Feira | 30 dezembro 2015 | 10:37

Olá, bom dia

Quero agradecer pela ajuda de vocês, foi muito esclarecedor.
Mas tenho mais uma duvida, minha empregadora alegou que no holerite vem descrito 220 horas, que ela nos paga por 8 horas diárias e que como trabalhamos apenas 6 ficamos devendo 2 horas por dia e por isso se ficamos a mais ela não precisa pagar extra.
Preciso saber se o que vale é o meu contrato ou o holerite? Ou se o holerite tinha que tá especificado correto, pois não trabalhamos 220 horas mensal?

Obrigada!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 30 dezembro 2015 | 10:44

Elaine, bom dia.
No meu entender o que vale e o que consta no Contrato de Trabalho.
Agora se consta no holerite 220 horas e está trabalhando 06 horas diárias, então a empregadora está (vamos dizer) abonando as horas faltantes, e nesse caso a culpa não é sua.
Sugiro a você que se sentir prejudicada entre em contato com o M.Trabalho de sua cidade, levando o contrato de trabalho e os holerites, lembrando que é importante constar no cartão de ponto/livro de ponto ou outro o horário correto de trabalho, ok..

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 30 dezembro 2015 | 11:19

Elaine

Entendo isso como um erro no processamento da folha, com certeza cadastraram a carga hr errada. Deve constar no holerite a carga hr correta.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Elaine

Elaine

Iniciante DIVISÃO 2, Recepcionista
há 8 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2016 | 11:02

Bom dia,

Agora a empregadora veio com um novo contrato para assinar, nesse novo contrato está descrito carga horária de 8hrs (8:00 ás 12:00 e das 14:00 ás 18:00) sendo que esse não é meu horário de trabalho e nem o combinado(lembrando que trabalho das 14:00 ás 20:00) e a data nem está atualizada, fizeram como se fosse a data em que eu assinei meu primeiro contrato, acredito que seja para invalidar o primeiro contrato.
O que posso fazer em relação a essa situação? Mas não assinei o contrato.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.