x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.165

simples e construção civil

solange campideli

Solange Campideli

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 29 dezembro 2015 | 15:13

boa tarde
estou começando a contabilidade de construção civil , a empresa presta serviços para empreiteira ,
CNAE 4321.5-00 E 4322.3-01 ,OPTANTE PELO SIMPLES NACIONAL , olhando aqui no forum estou piradinha rsrsrs, por favor entendi corretamente?
folha COD 2100 e não 2003
RAT de 3% + 20% da contribuição previdenciária patronal
FAP 1% TERCEIROS ISENTO 0,0
em uma postagem tinha que : quanto à retenção, após as informações em GFIP, vc poderá pedir restituição à RFB . A restituição será através do programa PERD/COMP. Isso procede ? ao invés de pedir restituição posso descontar na GFIP do mes seguinte ? Como?
Se eu fizer dessa maneira ainda tenho que reter os 3% da nota? tem alguma maneira de não reter os 3%? posso depois pedir restituição
ou descontar esses 3% em algum lugar?
Agradeço imensamente quem puder me ajudar.
aproveito para desejar um 2016 de muita paz e saúde para todos.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Quarta-Feira | 30 dezembro 2015 | 10:50

Solange Campideli



Quando uma empresa aloca funcionários para outra o que muda é o código da Gfip que será 150 ou 155 conforme o caso ....
Demais aliquotas não alteram, será informada a empresa que foi prestado o serviço e informado nela os funcionários que trabalharam na mesma ...

Referente as retenções se sua empresa optar pela desoneração da folha, observando a legislação poderá ser retido INSS de 3,5% , sendo informado em Gfip a retenção e caso o valor da mesma "sobre" você pode fazer um controle para ir compensando sem limites nos meses subsequentes. Ou pode optar por pedir a devolução dos valores processo que pode demorar até 5 anos ....