x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 761

acessos 104.557

Rais 2016 *** Ano Base 2015

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Sexta-Feira | 4 março 2016 | 10:13

Wagner Alexandre de Melo Godinho


sim,fiz do jeito que esta descrito,o estranho é que consegui instalar normalmente na maquina do colega,a questao é que preciso instalar na maquina que eu trabalho.

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Sonia Silva

Sonia Silva

Bronze DIVISÃO 4, Analista
há 8 anos Sexta-Feira | 4 março 2016 | 10:21

Olá bom dia colegas!
Tudo bem?

Estou com as seguintes dúvidas...

Eu estava lendo o manual da RAIS páginas 37 38 e 39 e demais e me surgiram 2 dúvidas em relação a rescisão, pois diz que PLR não entra na remuneração mensal, então estou com dúvidas...

1- PLR pago junto com a rescisão, tenho que colocar no campo gratificações?

2- A multa do art 479 também tenho que colocar no campo gratificações na rescisão?
Ou em ambos os casos não precisa colocar esta informação?
3- E no caso de adc noturno e horas extras pagas no mês da rescisão eu posso somar também junto a gratificação?


Então isto mesmo meu sistema está correto para tributar o PLR, mas o mesmo não está sendo levado para o programa da RAIS e não estou encontrando aonde devo lançar
E também na RAIS na parte rescisória não posso somar he, not e etc no mensal somente o salário como orienta o manual, mas o único campo para colocar esses valores é o gratificação..agora não sei se coloco ou não...

Obrigada

Wagner Alexandre de Melo Godinho

Wagner Alexandre de Melo Godinho

Prata DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Sexta-Feira | 4 março 2016 | 11:06

Sonia Silva ,

Bom dia,

1 - PLR - Não informar - H2 Página 38 Item 18.
2 - 479 - Não informar - 1 - H2 Página 38 Item 26.
3 - Noturno e Extra - Não - O valor deve ser lançado na remuneração mensal - H3 Página 39.

Final:

Quanto a esta informação, o que não pode ser lançado junto a remuneração mensal, são as verbas especificas da rescisão:
Férias indenizadas, Multa de FGTS, banco de horas, etc, que tem campo próprio a ser lançado. - H página 35.

Wagner Alexandre de Melo Godinho

Wagner Alexandre de Melo Godinho

Prata DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Sexta-Feira | 4 março 2016 | 11:26

Michele ,

Então para resolver o problema faça:
Clique com o botão direito no Computador e em Propriedades, ou siga até Painel de Controle, Sistema, Configurações Avançadas do Sistema, Guia Avançado, Variáveis de Ambiente.
Em variáveis de Sistema, clique em Novo…
Agora em Nome da variável coloque: PATH e em Valor da variável coloque: o caminho de onde está a pasta do seu Java instalado, por exemplo:
c:\arquivos de programas (x86)\Java\Jr7\bin
lembrando que este caminho é um exemplo da versão 7, e já temos disponível a versão 8 do java.

Mesmo procedimento já adotado em 2014 Acerto Java (final do arquivo).

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Sexta-Feira | 4 março 2016 | 11:42

Wagner Alexandre de Melo Godinho


bom dia


vou da uma verificada no video

obrigado.

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Sexta-Feira | 4 março 2016 | 14:17

Wagner Alexandre de Melo Godinho

boa tarde



caro colega deu certo..muito obrigado.

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Elaine Moreira

Elaine Moreira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 4 março 2016 | 14:29

Boa tarde,

Não estou conseguindo transmitir uma declaração, aparece o seguinte erro "Erro ao validar estrutura da declaração".

Alguem sabe como resolver?

LIDIANE ALVES DE OLIVEIRA BONTEMPO

Lidiane Alves de Oliveira Bontempo

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 4 março 2016 | 15:42

Boa tarde!
Tive que instalar novamente o programa GDRAIS no meu computador não consegui importar os arquivos e agora pra piorar perdi os arquivos já transmitidos alguém sabe como consigo recuperá-los? Alguém já passou por isso e pode me ajudar? Já entrei em contato com o suporte da Rais mais não obtive nenhuma resposta.
Fico no aguardo.

Sonia Silva

Sonia Silva

Bronze DIVISÃO 4, Analista
há 8 anos Sexta-Feira | 4 março 2016 | 16:25

Wagner Alexandre de Melo Godinho

boa tarde!

Muito obrigada!

Vou dar mais uma conferida aqui para ver se ficou todo correto.

Obrigada mesmo!

SÔNIA

Wagner Alexandre de Melo Godinho

Wagner Alexandre de Melo Godinho

Prata DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Sexta-Feira | 4 março 2016 | 17:14

Elaine Moreira ,

Procedimentos: **** PROCEDIMENTO RELACIONADO A INFORMATICA NÃO EFETUE SE NÃO TIVER CONHECIMENTO****

Como já houve uma atualização no programa da RAIS, era versão 1.7 e atualmente a versão 1.8, tente verificar este procedimentos:

1º - Efetue o Backup do arquivo para evitar perder os dados prontos para entrega.. (Salve em local de fácil acesso - não deixa na pasta RAIS).

Excluir a pasta C:\GDRais2015 e outras relacionadas a anos anteriores (é aconselhável fazer cópia).

- Verifique no JAVA se não permaneceu instado a verão anterior em seu computador (Painel de controle / Programas / Java) - Aba JAVA (Exibir) verifique se tem mais de uma versão.
- Explorando arquivos (abrir uma pasta e ir onde o java esta instalado) - C:\Program Files\Java\jre1.8.0_73\bin\javaw.exe
- Vá até: C:\Program Files\Java ou C:\Program Files (x86)\Java e verifique se existem outras versões do java.

Use um programa para efetuar a limpeza de registros (pode ser o CCleaner ou outro de sua preferência).

Corrija erro de registro e faça uma limpeza, após concluído reinicie seu computador.

Verifique a versão VERIFICAR VERSÃO JAVA.

Reinstale a RAIS (Versão atual 1.8).

Abrindo a Rais restaure o Backup efetuado e tente novamente acredito que resolva.

Silvana  Lopes

Silvana Lopes

Prata DIVISÃO 3
há 8 anos Segunda-Feira | 7 março 2016 | 08:17

Bom dia pessoal, estou com um problema de erro ai enviar a Rais, tenho um funcionário que se afastou por auxilio doença em 09/12/2014 e deveria ter voltado dia 02/07 de 2015, só que ele não voltou pois queria tentar o novo afastamento o que foi negado, na folha de pagamento ele foi com falta esse período, só que no dia 08/08/2015 ele teve outro problema e se afastou novamente esse afastamento acabou em 24/02/2016 , (esse problema não foi devido ao primeiro afastamento)então a folha de pagamento dele está zerada o ano todo, quando vai para a Rais dá o seguinte erro
" 0940: ERRO: O empregado para ser declarado deve ter remuneração no ano-base"
e eu já não sei mais o que fazer.
Obrigada

CAMILA SILVA

Camila Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 7 março 2016 | 10:08

Bom dia,

É a primeira vez que envio a RAIS e ano passado na empresa em que trabalho tivemos muitos problemas porque foi informado o valor
bruto do salário dos colaboradores e a caixa informou os mesmo que estava errado, tivemos que retificar alguns.

Qual é o salário correto a ser informado? O bruto ? líquido? ou o salário base?
Aqui na empresa, a maior parte dos nossos colaboradores tem médias (adicional noturno, DSR, Intrajornada e por aí vai...)

A pergunta pode parecer boba, porém estou dependendo disso para enviar a RAIS e não encontro a resposta :(

Desde já, agradeço a compreensão de todos!


Obrigada

Wagner Alexandre de Melo Godinho

Wagner Alexandre de Melo Godinho

Prata DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Segunda-Feira | 7 março 2016 | 13:07

Silvana Lopes ,

Sugiro:

Preencher o afastamento assim:

01/01 à 02/07 - com o afastamento informado;
03/07 à 07/08 - 070 - Licença sem vencimento/sem remuneração.
08/08 à 31/12 - com o afastamento informado;

e deixe sem remuneração, (não testei), mas acredito que passe sem erro.

Não esquecer de deixar com 365 dias de afastamento no ano.

Silvana  Lopes

Silvana Lopes

Prata DIVISÃO 3
há 8 anos Segunda-Feira | 7 março 2016 | 13:30

Eu coloco essa ordem que tu pos??
pois puxando do meu sistema o primeiro afastamento entra d0 mês 08/2015 ao mes 12/2015
e o segundo 01/01/2015 a 02/07/2015, não teria que ser ao contrário???

aline diniz

Aline Diniz

Prata DIVISÃO 3, Assistente Recursos Humanos
há 8 anos Segunda-Feira | 7 março 2016 | 13:42

Boa tarde

Estou tentando enviar a Rais que um funcionário saiu em Janeiro de 2015 e voltou para a empresa em 01/06/2015. O prgrama diz que tem um CPF já informado para outro PIS. Como proceder?

Atenciosamente

Atenciosamente

Aline Diniz
Wagner Alexandre de Melo Godinho

Wagner Alexandre de Melo Godinho

Prata DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Segunda-Feira | 7 março 2016 | 13:54

Aline Diniz ,

Provavelmente não seja este funcionário com retornou em 2016, ele não entra na RAIS deste ano (2015), o que esta ocorrendo são dois funcionários distintos com o mesmo nº de CPF.

Gere a declaração em PDF, localize os dois funcionários que estão com este numero de CPF, caso seja o mesmo funcionário confirme os dados dele no e-social e preencha com os dados corretos, caso sejam dois funcionários distintos confira os dados informados.

Página 11 de 26

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.