x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 761

acessos 104.557

Rais 2016 *** Ano Base 2015

Bruno Moreira

Bruno Moreira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2016 | 10:06

Galera Bom Dia. Hoje estou fazendo a rais de uma empresa que estava com pendencias ai, e não pude fazer a rais antes. Mas beleza, fiz tudo ok aqui e na hora de transmitir, esta dando erro. Alguém sabe o que pode ser? A mensagem que aparece fala isso: Erro ao transmitir declaração. Sera que é porque estou transmitindo só agora? Ja passou do prazo? alguém pode me ajudar?

Bruno Moreira - Departamento Pessoal

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2016 | 10:19

Olá Cleciane Andretta
Bom dia,

Provavelmente sua Empresa não foi fiscalizada.

O recolhimento da multa é feito de forma espontânea, e este sofre um acréscimo quando é recolhido por conta de autos de infração.

Portanto, cabe ao empregador escolher pagar menos antes, ou mais depois.
O pagamento é certo.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Agnaldo A. Lima

Agnaldo A. Lima

Ouro DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2016 | 13:58

Boa tarde, Vania

Tenho um caso que o funcionário foi omitido em uma empresa que tem 60 funcionários.

Se fizer conforme abaixo vai sobrepor as informações enviadas anteriormente?

Ou será gerado uma segunda RAIS 2015?


Em se tratando de inclusão de estabelecimentos/empregados, omitidos anteriormente, a empresa deverá gerar uma nova declaração CBO, utilizando o programa GDRAIS 2015, informando apenas os estabelecimentos/empregados omitidos. Neste casos, a gravação desta declaração deverá ser como nova, e não como retificadora.

Desde já agradeço,

Agnaldo Lima
Analista de Pessoal
[email protected]
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 9 agosto 2016 | 09:27

Olá Agnaldo Lima
Bom dia,

Não. Desta forma irá incluir o empregado omitido junto com os demais.
Siga a orientação corretamente.

Em se tratando de inclusão de estabelecimentos/empregados, omitidos anteriormente, a empresa deverá gerar uma nova declaração CBO, utilizando o programa GDRAIS 2015, informando apenas os estabelecimentos/empregados omitidos. Neste casos, a gravação desta declaração deverá ser como nova, e não como retificadora.


http://www.rais.gov.br/sitio/index.jsf

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2016 | 11:21

Olá Agnaldo Lima
Bom dia,

Na verdade não.
Faça uma cópia de segurança e elimine as informações do programa.

Assim você conseguirá fazer a nova.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2016 | 17:13

Colegas,

Estou tentando enviar uma RAIS para acertar a data de demissão de uma funcionária, mas dá erro ao transmitir a declaração. Não informa número de erro nem nada, só que deu erro pra tentar mais tarde.

Alguém com o mesmo problema?

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2016 | 18:19

Olá Karina Louzada
Boa noite,

Quase sempre da problema, é configuração da máquina.
Tenta mudar de computador.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 12 agosto 2016 | 09:00

Vânia Zanirato

Tentei em 3 máquinas, desde o início da semana e não vai!

Vou continuar tentando, obrigada.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Ivan Araujo

Ivan Araujo

Ouro DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 12 agosto 2016 | 09:50

Karina Louzada

Prezada

Fiz uma retificação essa semana com inclusão e alteracoes a transmissao foi normal pelo IE so que tive que atualizar o java e deixar somente o certificado da transmissão, na declaração da RAIS de exercícios anteriores, geradas pelo GDRAIS GENÉRICO, com um ou mais empregados, será obrigatório a utilização de certificado digital. Da uma olhada na versao do Intenet Explorer. Em caso de dúvida, contactar a Central de Atendimento da RAIS telefone 0800-7282326 ou enviar e-mail para: @Oculto, solicitando os esclarecimentos necessários.

Bom Trabalho

Que seja de Paz e Bem os nossos pensamentos.
Leonardo dos Santos Curty

Leonardo dos Santos Curty

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 7 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 09:27

Bom dia.
Alguém que possa me ajudar a tirar uma dúvida? Eu enviei uma Rais retificadora porque o funcionário foi receber seu abono e só recebeu proporcional aí fui ver a Rais que tinha enviado e em alguns meses o salário dele foi informado zerado, então enviei uma Rais retificadora constando apenas este funcionário e fiz a correção do salário dos meses que foram zerados. A Rais retificadora foi enviada ontem e hoje já imprimi o recibo de entrega. Alguém sabe me dizer se além de enviar a Rais retificadora pelo programa da Rais já está certo ou tem que levar o recibo no MTE ou Caixa Econômica em mãos? Outra dúvida, quanto tempo leva pra liberar o restante do valor do PIS que ele tem a receber? Desde já agradeço pela ajuda dos colegas.


Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 10:07

Olá Leonardo
Bom dia,

Não será necessário levar.
Quanto ao recebimento conforme Resolução CODEFAT:

§ 1º O pagamento do Abono Salarial aos beneficiários identificados no processamento da RAIS extemporânea, entregue ao Ministério do Trabalho e Emprego até 30 de setembro de 2016, será disponibilizado pelos agentes pagadores a partir de 04 de novembro de 2016 conforme cronogramas constantes dos Anexos I e II.

§ 2º Após a data estabelecida no parágrafo anterior, a regularização cadastral da RAIS extemporânea somente será processada para disponibilização de pagamento, quando for o caso, juntamente com o exercício financeiro seguinte do Abono.


Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Iolanda Oliver

Iolanda Oliver

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 15:45

Boa Tarde,

Gente,estou com um problema,teve um cliente que veio aqui para o escritório no segundo semestre do ano passado,e o contador anterior não passou o backup das informaçoes anteriores pra gente,e só informei as remunerações do que tinha no meu sistema,e o outro contador devia ter informado da época que a empresa estava la pra depois o sistema cruzar as nformaçoes,mas isso não ocorreu e eu terei que retificar a RAIS informando as remunerações que eu nem tenho certeza se foi recebido se houve ferias, falta as movimentações referente o 1° semestre que era do outro contador,quanto tempo leva pro funcionário receber o PIS depois que eu informar??? alguém sabe me ajudar??

ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 16:17

Boa tarde, Iolanda!

Se o prazo fosse como dos anos anteriores, acredito que entregando a retificação da RAIS até 10/2016, em 12/2016 já receberiam o abono; mas como este ano o governo alterou o calendário de pagamento, não sei qdo serão estes pagtos.
Veja se alguma Caixa Econômica da sua cidade libera o abono c/ a apresentação da cópia da retificação da RAIS e se for o caso, acompanhe você mesma o(s) funcionário(s)....se preferir não entregar essa cópia nas mãos deles.

Ref. as informações, veja se o seu cliente tem pelo menos as cópias dos holerites e férias arquivadas nos prontuários dos funcionários ou anotações nos livros/fichas de registro.

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
NEUSA SILVA

Neusa Silva

Prata DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 2 setembro 2016 | 08:58

Leonardo dos Santos Curty Bom dia

Obrigado.
Já exclui ele e agora estou tentando enviar novamente mas esta dando erro.

Alguém esta conseguindo enviar?

Neusa Silva
" O Saber não ocupa espaço."
Nando Garcia

Nando Garcia

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2016 | 11:46

Estou passando pelo mesmo problema que vc Katia, (FUNCAO BLOQUEADA COM RETORNO PREVISTO PARA 21 / 03 / 2016), vou aguardar pra ver se a pagina atualiza e eu consigo fazer a exclusao...valeu a dica

PAULA CRISTINA DAL PONT

Paula Cristina Dal Pont

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2016 | 08:07

Bom dia Colegas!!

Tenho um caso de um empregado que entrou com reclamatoria trabalhista e teve o reconhecimento de vinculo:
Admissão 02/06/2015 e desligamento 01/05/16.
Vou precisar retificar a Rais 2015 da empresa por esse motivo.
Como faço isso? Nunca retifiquei uma Rais.

Desde já agradeço.

Abraço

Paula

FOCO, FORÇA, FÉ
Juliana

Juliana

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 19 outubro 2016 | 09:25

Bom dia Pessoal,

Entreguei a RAIS de um cliente que só tem um funcionário normalmente dentro do prazo, porém quando ele foi sacar o abono não conseguiu receber tudo e foi informado quer era um problema com a RAIS. Fui verificar os dados e o único erro que encontrei foi na data de nascimento que foi digitada invertida. Será que é esse o problema que está impossibilitando o funcionário de sacar o PIS? Se eu fizer uma retificadora agora para corrigir a data será gerado multa?
Eu li que retificando agora, ele não conseguir sacar, mas poderá sacar o abono desse ano junto com o do ano que vem, isso procede?

Juliana
WS Moduli - Gestão Empresarial

"Força, Foco e Fé"
RONI DALLAZEM

Roni Dallazem

Bronze DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 19 outubro 2016 | 09:49

Bom dia Juliana,


Tem que verificar quanto tempo ele trabalhou no ano base para receber o PIS, pois a partir de 2016 é pago proporcional ao tempo trabalhado, ou seja para receber um salario deve trabalhar 12 meses no ano base. se trabalhou 6 meses receberá apenas meio salario.



att;
Roni Dallazem

Página 24 de 26

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.