x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.115

pro labore x auxilio doenca

YURI DA SILVA COSTA

Yuri da Silva Costa

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2016 | 16:45

eu estava contribuindo com o pro labore, e queria me afastar pelo inss, só que chegando no inss eles me informaram que não tinha direito ao auxilio doenca pois estava contribuindo com o pro labore, a pergunta é a seguinte se eu retificar as guias de inss, eu vou ter direito ao auxilio doenca?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 12 janeiro 2016 | 08:58

Yuri, bom dia.
Para o empresário ter direito aos beneficios da previdência, ele precisa recolher o INSS, o que é diferente da obrigação do Pro Labore, ou seja, alguns recolhe a parte da empresa mas não recolhe a parte dele.
Você tem que explicar a ela que é empresário e recolhe o INSS, não mencione PRO LABORE, isso porque alguns atendentes entende que está recolhendo somente a parte da empresa (20%).
Então ligue novamente 135.

http://noticias.uol.com.br/empregos/dicas/auxili-doenca.jhtm

Já o contribuinte individual (entre eles, o empresário, o profissional liberal, os que trabalham por conta própria), entre outros (facultativo, especial, individual e avulsos), recebem da Previdência o período integral do afastamento, a partir da data do requerimento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.