x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 664

entrega da gfip

FERNANDA SILVA

Fernanda Silva

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2016 | 12:43

Olá queridos colegas!
Sou iniciante como contabilista e estou com muitas dúvidas. Gostaria de uma orientação por gentileza.
Estou com uma empresa que teve abertura em 17/10/2001 os documentos completos só foram gerados no ano de 2010. Sempre foi declarada inativa, sem pró-labore e nunca declarou gfip. Fui verificar pendências de gfip na Receita Federal só que ao invés de terem pendências desde 2001 só consta de 2010 à 2015. Nesse caso eu faço a declaração sem movimento desde a abertura:17/10/2001 ou declaro só as que a Receita está detectando como não declarada, de 2010 à 2015? Existe algum link em que eu possa baixar o programa gfip?
Fico muito grata a todos.
Att. Fernanda

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 14 janeiro 2016 | 10:52

Fernanda Silva,

Olá querida colega!
Se a empresa sempre esteve inativa, só tens de enviar a 1ª GFIP que a Receita está cobrando. O programa da GFIP você encontra no site da CEF ou no da RFB, e é bom baixar o Manual do SEFIP também.

Leandro Ghislandi

Leandro Ghislandi

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 14 janeiro 2016 | 14:01

Boa tarde.
Na verdade estão cobrando apenas a partir de 2010 pq a receita cobra só dos últimos 5 anos.
Diferente da caixa que se vc for verificar, vai constar pendencia a partir de 10/2001

FERNANDA SILVA

Fernanda Silva

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 14 janeiro 2016 | 16:36


Olá Leandro, boa tarde!

Agradeço a sua resposta pois acredito também que essa pendência irá aparecer no futuro caso não faça uma declaração desde a abertura da empresa, pois dei uma lida nas instruções da gfip/sefip página 11 e lá consta uma nota que diz:

1. Quando o início da atividade não ocorrer simultaneamente com a abertura da
empresa ou com a matrícula da pessoa física equiparada a empresa junto à
Previdência Social, deve ser entregue uma GFIP/SEFIP com ausência de
fato gerador (sem movimento) para a competência da abertura ou da
matrícula.

Muito obrigada.

Fernanda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.