x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 907

Interromper a Contribuição INSS

Gustavo Cremonezi

Gustavo Cremonezi

Prata DIVISÃO 2, Gerente Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2016 | 15:07

Boa tarde, fui questionado por um cliente e preciso de ajuda para responder:
O cliente já contribuiu por 15 anos continuamente para a previdência, ele quer saber se caso ele parar de contribuir o seu direito de aposentadoria por idade será mantido.
Obrigado pela atenção.

Gustavo Cremonezi
Contabilidade
Ponte Nova - MG
Cesar

Cesar

Bronze DIVISÃO 5, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2016 | 15:17

Boa tarde Gustavo

Se o cliente tem 15 anos de contribuição e idade para aposentar ele pode dar entrada na aposentadoria, porém se ainda ele não tem idade mínima é bom que ele continue pagando para utilizar outros benefícios da previdência como por exemplo auxílio doença.

Gustavo Cremonezi

Gustavo Cremonezi

Prata DIVISÃO 2, Gerente Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2016 | 15:49

Boa tarde Cesar, no caso ele não tem idade mínimia está na faixa dos trinta anos de idade.
Como falta muito tempo para alcançar a idade qual é a melhor opção para que ele possa economizar nessa contribuição?

Gustavo Cremonezi
Contabilidade
Ponte Nova - MG
Cesar

Cesar

Bronze DIVISÃO 5, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Domingo | 24 janeiro 2016 | 14:57

Gustavo

Neste caso eu vejo um descaso em relação a aposentadoria, pois o mesmo poderá aposentar com um salário maior caso efetue contribuições maiores, ou até mesmo se for contrato por CLT com remuneração alta.
Quando vou orientar os meus clientes que são mais novos eu sempre peço pra eles recolherem com o código 1007 e quando possível fazer recolhimentos altos (no máximo do teto previdenciário). A questão é que hoje os mais novos não dão importância para esse investimento que as vezes tem alto custo. Só quando chega na hora da aposentadoria bate o arrependimento de não ter contribuído.
É claro que temos que orientar o melhor possível, mas a escolha é do cliente.
Se seu cliente está satisfeito em aposentar somente com 01 salário minimo, que seja. Mas peça para que ele contribua pelo menos a cada 3 meses ou 04 meses para não perder a estabilidade de segurado.


"O que plantamos hoje, colheremos amanhã"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.