x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 5.259

Inss codigo de pagamento 1473

helio mizuno

Helio Mizuno

Iniciante DIVISÃO 1, Eletricista
há 8 anos Quinta-Feira | 14 janeiro 2016 | 21:53

Por favor, tenho duvidas sobre o código de pagamento do INSS - 1473.

Tenho 21 anos de contribuição e estou com 56 anos de idade , me disseram no INSS que é melhor pagar somente uma contribuição semestral , por este código -1473. O valor é de11% sobre o salário mínimo.
Fui em 3 agências do INSS e cada um deu um "palpite" diferente : faça contribuição código 1007 anualmente / código 1007 com contribuição semestral / e agora código 1473 pagamento semestral. Todos disseram que é para pagamento a título de manutenção , em caso de acidente ,pensão,doença, etc.
A justificativa para o pagamento semestral ou anual , é que não dá tempo de aposentar por tempo de serviço , somente por idade , e já tenho o tempo mínimo de contribuição que é de 15 anos .
Gostaria saber de uma resposta sobre qual o código correto para a minha situação , e também o período de pagamento e qual o mais vantajoso no meu caso .Estou no aguardo e agradeço a atenção . Abraços.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Sábado | 16 janeiro 2016 | 11:04

Hélio, bom dia.
Esse código 1473 e somente para recolhimento sobre 11% do salario mínimo, e aposentadoria por idade.(recolhimento mensal)
Se por acaso estiver pensando em aposentar com salario superior ao mínimo, então não poderá recolher com esse código e sugiro o código 1406, no qual é 20%, variando de R$ 176,00 (20% do salario mínimo) à 1.037,00 (20% do teto previdenciário). ok..

www.konkero.com.br



www.previdencia.gov.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.