x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 834

Funcionário Adulterou a própria CTPS

Igor Ferreira

Igor Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2016 | 10:30

Bom dia Amigos,

Estou com um caso aqui em que registrei dois funcionários no começo de dezembro, os funcionários que são primos só esperaram receber o salário no começo desse mês e sumiram, dia 7 avisaram que não iam trabalhar mais por um amigo que veio a empresa e falou, quando foi dia 14 apareceram com a carteira na empresa pra gente acertar.

1ª pergunta? Mando o funcionário embora como abandono de emprego se enquadrando como Rescisão por justa Causa???

2ª pergunta? Quando fui ver a carteira dos dois funcionários verifiquei que eles mandaram junto uma cópia da pagina de identificação da carteira, pois a pagina de identificação foi retirada da carteira, ao mesmo tempo tiraram todas as etiquetas da empresa e colaram nas ultimas paginas, tipo "para o próximo empregador não ver. Está muito na cara a adulteração feita na carteira por parte do funcionário. Eu posso fazer um boletim de ocorrência? O que eu faço????

Desde já agradeço.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2016 | 12:36

Igor, boa tarde.

1ª Precisa orientar os mesmo que estão com falta e poderão ser dispensado por justa causa, (abandono de emprego), ou solicitar deles que peçam demissão, (carta de próprio punho).

2ª Com relação a carteira de trabalho, solicite que só dará baixa quando trouxer uma nova, que essa não tem mais validade,
Com relação ao B.O não, afinal os prejudicados são eles.


Se eles não quiserem pedir demissão, então aguarde 31 faltas e envie uma carta registrada ou telegrama.

Igor Ferreira

Igor Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2016 | 13:19

Intendi, porém os funcionários não atendem telefone mais, e realmente sumiram!! Não consigo contato com eles!! Nesse caso deixo dar os 30 dias da mesma forma e como faço em relação a CTPS? ??

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.