x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 593

Cnis - Recolhimento de Innss

Vanessa Jaqueline Heckler

Vanessa Jaqueline Heckler

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2016 | 11:22

Procurei por essa resposta em vários itens do fórum e não achei. Então. vamos lá:

Tenho algumas dúvidas:
1. Estou com o extrato do meu Cnis, e o que eu notei é que no meu primeiro emprego está com o nome do empregado (e o Cnpj da empresa) tudo ok, porém o que não consta é a data da minha rescisão, em minha carteira consta mas no extrato não está, será que terei problemas quando for me aposentar?

2.Outra dúvida, todas as competências que aparecem no Cnis estão pagas?
Explico, saí do meu emprego com a empregadora devendo muitas competências de Inss, e hoje quando fui tirar o extrato aparecem todas as competências do período em que estive registrada. Minha dúvida é, se no extrato no Cnis aparecem todas as competências devido ao envio da Gfip ou se é realmente por que estão pagas?!

3. Existe um lugar onde eu possa confirmar o pagamento destas competências pela internet? Ou somente na Aps?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 26 janeiro 2016 | 08:16

Vanessa, bom dia.
Respondendo suas perguntas

1- Quando há alguma irregularidade, no seu caso especifico, você deve apresentar um documento que prove a data de demissão, (rescisão de contrato de trabalho, extrato do FGTS, carteira de trabalho e outros), o bom e quando mais cedo justificar melhor é, não deixe para ultima hora.

2 - Se aparece no Extrato (cnis), então não precisa se preocupark, ou seja, você fez a sua parte, agora se a empresa não recolheu ai e um problema entre a empresa e a Receita Federal.
Quando não consta ai sim, cabe o empregado acionar a Justiça, caso o INSS negue o pedido.

3 - Sim, existe uma maneira, com a Senha da Empresa (pessoa juridica) a mesma tem acesso em seu cadastro e mostrará as pendências.

http://cnd.dataprev.gov.br/cws/contexto/aguia02/aguia02.html

(o acesso somente com a senha da Empresa).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.