x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 19

acessos 41.350

Autonomo pode contratar...

Simone Soraia Esteves

Simone Soraia Esteves

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 15 anos Quarta-Feira | 10 setembro 2008 | 14:03

Boa tarde,
Uma pessoa tem uma banca de jornal, trabalha como autonomo, quer contratar pessoa para ajuda-lo, qual o procedimento? Como contratar e pagar os impostos devidos sendo que ele não tem empresa aberta?
Obrigada
Simone

VANESSA

Vanessa

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 29 julho 2011 | 21:12

Boa Tarde Simone

Apenas para complemento das informações já passadas pelos nossos colegas:

Para o Autônomo poder ter CEI ele precisa de ter firma aberta! caso contrario como ele poderia gerar um folha de pagamento para um funcionário CLT, visto que serão necessárias o envio de declarações tais como RAIS, CAGED, GFIP (Programa que gera o FGTS) .

Oriento a esse Autonomo a procurar a prefeitura de sua cidade e tentar abrir um MEI, (Micro emprendedor Individual), pois os impostos não são muitos, e ele pode ter um funcionário registrado, lembrando também que nesse caso ele não teria CEI e sim CNPJ

Segue link da receita federal onde você pode consultar mais informações sobre o MEI e inclusive baixar o Manual do MEI
http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/mei/default.asp

Espero ter ajudado

"Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso, aprendemos sempre.” Paulo Freire
________________________________________________
Assistente de Departamento Pessoal
marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Sábado | 30 julho 2011 | 20:27

Vanessa C.f. Januario

coléga, pelo quê conheço de jundiai estê senhor precisaria de licênça da prefeitura, para compra e venda de jornais e revistas em outras palavras está tudo errado, e não entendo como ele consegue comprar assim., sem cnpj, inscrição municipal e ainda ter um ajudante.

onde está a prefeitura désta cidade em especial secretaria de finanças

será quê está em francisco morato ou franco da rocha!!!

ele só quer trabalhar corretamente alguém dê uma força por ai...

marcelo

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sábado | 30 julho 2011 | 20:27

Vanessa, boa noite.
- Errata -

Sobre o trecho da sua postagem em que afirma:

Para o Autônomo poder ter CEI ele precisa de ter firma aberta! caso contrario como ele poderia gerar um folha de pagamento para um funcionário CLT, visto que serão necessárias o envio de declarações tais como RAIS, CAGED, GFIP (Programa que gera o FGTS) .


Ao contrário do que postou, o CEI pode (e deve) ser requerido por pessoas físicas, conforme poderá certificar-se neste link, que determina:

Para pessoas físicas com CPF, está disponível a Concessão de Matrículas CEI não só para obras de construção civil, mas também para produtores rurais, equiparados a empresas desobrigados de CNPJ, contribuintes individuais com empregados e empregadores domésticos que recolhem o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS. (Grifei).

Portanto, para os casos específicos em que a pessoa física for detentora da matrícula do CEI, todas as obrigações trabalhistas serão geradas, processadas e transmitidas por tal inscrição. O CEI.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
VANESSA

Vanessa

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Sábado | 30 julho 2011 | 21:03

Boa noite Hugo

Obrigada Hugo pela correção: Eu me expressei errado nesse campo

Para o Autônomo poder ter CEI ele precisa de ter firma aberta!


O correto seria: Para o autônomo poder registrar funcionário ele precisar ter firma aberta.

A colega Simone afirmou que o jornaleiro em questão não tem firma aberta é quer registrar funcionário em carteira.

Obrigada Novamente.

"Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso, aprendemos sempre.” Paulo Freire
________________________________________________
Assistente de Departamento Pessoal
VANESSA

Vanessa

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Sábado | 30 julho 2011 | 21:04

Boa Noite Marcelo

Não foi eu quem postou a pergunta.

O Jornaleiro não é de Jundiaí


Grata

"Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso, aprendemos sempre.” Paulo Freire
________________________________________________
Assistente de Departamento Pessoal
marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Sábado | 30 julho 2011 | 22:11

Vanessa C.f. Januario

olá coléga, meu intuito só foi fazer uma comparação entre as cidades pois bem sei quê em jundiai, existe o portal do empreendedor na prefeitura e todos ambulantes precisa estar devidamente cadastrado.

mesmo assim desculpe-me

marcelo

VANESSA

Vanessa

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Sábado | 30 julho 2011 | 22:31

Marcelo

Sem, problemas.

Isso mesmo possui o portal do emprendedor.

Boa Noite

"Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso, aprendemos sempre.” Paulo Freire
________________________________________________
Assistente de Departamento Pessoal
VANESSA

Vanessa

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 2 agosto 2011 | 21:05

Boa Noite Simone

Gostaria de retificar minha informação sobre a frase por mim postada anteriormente.

Para o autônomo poder registrar funcionário ele precisar ter firma aberta


Não há necessidade de o autônomo ter firma aberta para registrar um funcionário.

Mais uma vez espero ter ajudado

"Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso, aprendemos sempre.” Paulo Freire
________________________________________________
Assistente de Departamento Pessoal
Ellen Carvalho

Ellen Carvalho

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 13:57

No caso de um profissional liberal contratar uma secretaria/recepcionista, sendo que já possui um CEI que utiliza para uma empregada doméstica. No caso preciso ter um CEI para cada uma dessas contratações ou posso utilizar o mesmo CEI para a doméstica e para a secretária?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.