x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 801

Correção de SEFIP

Edson Alves Ribeiro

Edson Alves Ribeiro

Bronze DIVISÃO 1, Agente Recursos Humanos
há 8 anos Quinta-Feira | 25 fevereiro 2016 | 21:41

Olá boa noite!

Meu problema é o seguinte:

Transmiti uma Sefip na competência 10/2015 na qual não informei a demissão de um funcionário, cuja dispensa foi espontânea (a pedido do mesmo) pois eu não tinha esta informação!

Ocorre que os valores recolhidos de FGTS e de INSS referente a este mês ficaram inferiores ao realmente devido.

Em contato com o 0800, fui orientado a excluir esta sefip e a transmiti-la novamente informando os valores corretos, bem como a comunicação da movimentação.

Ocorre que nesta nova transmissão os valores a recolher ficaram maiores, assim, recolhi a complementação para o INSS e agora não consigo recolher a diferença a maior do FGTS.

Como esta empresa participa de licitações com frequência, tenho receio de não conseguir o CRF e a mesma ser prejudicada.

Já procurei a CEF para regularizar a situação mas os funcionários pouco me ajudaram, alguém sabe como posso fazer para recolher esta diferença de FGTS devida?

Desde já agradeço pela atenção!

RONAN EUSTAQUIO CANDIDO

Ronan Eustaquio Candido

Ouro DIVISÃO 1, Chefe Recursos Humanos
há 8 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2016 | 07:07

Bom dia Edson
Como já foi feito parte do recolhimento do FGTS, é só fazer o complemento da diferença. Dentro do Sefip no movimento do funcionário é só você marcar a opção remuneração complementar para o FGTS e colocar em Remunerações sem 13º salario a base de calculo que ele vai calcular somente deste valor. Logo abaixo em base de calculo da previdencia social você coloca a base de calculo total que incidiu sobre o INSS. Lembrando que este funcionário tem que estar na modalidade branco e os demais funcionarios na modalidade 9 confirmação de informações anteriores. Desta forma irá recolher somente a diferença.

Edson Alves Ribeiro

Edson Alves Ribeiro

Bronze DIVISÃO 1, Agente Recursos Humanos
há 8 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2016 | 08:13

Ronan, bom dia...

Inicialmente agradeço pela sua atenção!

A diferença do FGTS refere-se somente ao 13º pago na rescisão, sobre lançar este valor como remuneração complementar, isto não geraria informações duplicadas?

Imagino que, se estas informações já constam na sefip "retransmitida" se eu informar novamente irá gerar realmente a guia complementar, mas aumentará o valor devido em virtude da nova declaração! Não sei se está certo meu raciocínio, o Sr. faria assim?

Mas uma vez agradeço a atenção dispensada!

edson

RONAN EUSTAQUIO CANDIDO

Ronan Eustaquio Candido

Ouro DIVISÃO 1, Chefe Recursos Humanos
há 8 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2016 | 09:14

A maneira correta de fazer é esta, esta informação esta de acordo com o manual do sefip. Se fizer da maneira certa não vai gerar valores diferentes não somente o complemento, inclusive para o INSS. Se tiver alguma dúvida na hora de fazer é só perguntar. Se fizer exclusão da sefip e gera-la novamente vai ter que pagar o valor que sair na guia que seria o total, que já foi pago, então tem que gerar da maneira que te falei ai só com o valor da diferença incluindo todas as outras informações, inclusive dos demais funcionários.

Edson Alves Ribeiro

Edson Alves Ribeiro

Bronze DIVISÃO 1, Agente Recursos Humanos
há 8 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2016 | 09:20

Ronan, bom dia novamente!

Fiz todo o procedimento descrito acima pelo Sr. simulei e realmente os valores não duplicam, quero dizer que o Sr. está certo, já consegui gerar a guia e transmiti a SEFIP complementar.

Pessoas como o Sr. nos faz pensar que o mundo ainda tem jeito, não se importam em compartilhar o conhecimento, isto é muito digno.

Só tenho a agradecer pela sua atenção!

Abraço!

edson

RONAN EUSTAQUIO CANDIDO

Ronan Eustaquio Candido

Ouro DIVISÃO 1, Chefe Recursos Humanos
há 8 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2016 | 09:53

Edson, não fiz mais do que minha obrigação, acho que quando sabemos alguma coisa devemos sim compartilhar com as pessoas, só assim aprendemos mais do que ensinamos. O mundo ainda tem jeito sim, espero rsrs, mas como o Sr disse precisamos mudar nossas atitudes, mesmo que seja a menor que seja, e devemos sempre olhar para as dificuldades das pessoas a nossa volta, pois só assim veremos que todos tem problemas e então porque não ajudarmos uns aos outros. Precisando estou a disposição. Abraços

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2016 | 10:59

bom dia senhores


acompanhando o topico

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.