x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 28.040

Seg. Desemprego e Chave FGTS Doméstica

Kátia Dias

Kátia Dias

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 4 março 2016 | 22:01

Boa noite gente!

Fiz a rescisão de uma doméstica. Demissão sem justa causa em 29/02 e aviso indenizado de 39 dias.

Como ela faz pra dar entrada no saque do FGTS e no seguro desemprego?
É preciso a chave e o requerimento do seguro? Ou basta os papeis de rescisão e documentos pessoais pra dar entrada?
O requerimento é o atual? pelo que sei pra gerar a chave e o seguro é necessário certificado digital.

Quem puder me ajudar, agradeço!

Patrycya Palladino Furbino

Patrycya Palladino Furbino

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 8 anos Domingo | 6 março 2016 | 12:52

Kátia Dias

em relação ao seguro desemprego, fiz o cadastro normalmente no site, usando meu e-CPF, e eu sou a gestora, só para que o empregador não precise fazer o certificado para isso.

Já quanto a chave, li no manual do e-Social que basta a empregada comparecer na CEF, com a TRCT que será liberado por lá mesmo. Aqui no inicio o próprio atendente a CEF exigiu a chave, mas entrei em contato e mostrei a ele que não era necesserário.

"A cada minuto que passamos com raiva, perdemos sessenta felizes segundos."
DIANA PAULA

Diana Paula

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 9 março 2016 | 08:32

Bom dia, também estou com o mesmo problema de não conseguir gerar a chave dentro do esocial, fui numa agencia da caixa e o atendente me disse que já está sendo gerada no site esocial, inclusive ele obteve essa informação de uma outra contadora aqui da cidade onde moro, ela disse que nós é que fazemos a liberação dentro do programa, porém, não encontrei nenhum caminho.
Alguém que possa me ajudar?
Desde já agradeço.

Diana Paula
Aux. Setor Pessoal
DIEGO NICOLA

Diego Nicola

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 21 março 2016 | 07:54

Bom dia pessoal,
Na quinta-feira liguei no 0800 da caixa e a atendente me informou que doméstica não tem chave de liberação para saque do FGTS, a doméstica voltou na caixa e conseguiu sacar o FGTS.
Quanto ao seguro desemprego precisei preencher o formulário antigo, aquele com uma folha verde e a outra laranja, e deu certo também e ela consegui dar entrada no seguro.

Oscar Laureth

Oscar Laureth

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 14 abril 2016 | 17:38

PERGUNTAS E RESPOSTAS DO MANUAL DO E-SOCIAL:


72. Quais os documentos o trabalhador doméstico precisa apresentar para sacar o FGTS?

Para saque do FGTS o trabalhador deve comparecer a uma agência da CAIXA e apresentar o Termo de Quitação da Rescisão de Contrato de Trabalho(TRCT), a Carteira de Trabalho e documento de identificação pessoal.
O TRCT é gerado no portal eSocial.
É importante destacar que para o trabalhador doméstico é dispensado da apresentação da “chave de desligamento” e da “homologação da rescisão”. Na hipótese da agência da CAIXA solicitar estes documentos o trabalhador pode solicitar que a unidade entre em contato com a GIFUG (Gerência de Filial do FGTS) para confirmar os procedimentos e obter orientações específicas.

Nadia Maria Perez de Siqueira

Nadia Maria Perez de Siqueira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 15 abril 2016 | 10:40

Bom Dia

No dia 01/04/2016, foi gerado uma guia rescisória para uma domestica. A CEF está solicitando uma chave de desligamento.
Alguém poderia me ajudar onde conseguir esta chave?
Preciso de alguma orientação, pois quando imprimi a guia rescisória, só saiu a guia.
Obrigada

DIANA PAULA

Diana Paula

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 20 abril 2016 | 13:59

Kátia Dias,

Consegui gerar a chave desse modo que vc falou, porém, segundo o atendente da caixa informou a funcionária, ainda ficou um valor retido, imagino que, pelo fato de o empregador ter pago a multa apenas um dia antes do saque, portanto, ainda não constava no saldo. Fiquei sem saber como liberar esse valor pra ela já que para eu emitir uma chave tenho que gerar GRRF. Será que eu posso gerar outra GRRF e não pagar o boleto, só pra emitir uma nova chave?

Diana Paula
Aux. Setor Pessoal
Antonio Neto

Antonio Neto

Prata DIVISÃO 4
há 8 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 16:58

Diogo, empregado doméstico não necessita de chave para saque do FGTS.
A liberação é feita pelo atendente da CAIXA.
Seguro desemprego a mesma coisa, não é necessário formulário, o empregado dá entrada no posto com os documentos pessoais e rescisórios.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.