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Retificação de SEFIP - Tabela INSS desatualizada - guias pag

Adriana Alves de Almeida

Adriana Alves de Almeida

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Segunda-Feira | 14 março 2016 | 07:26

Bom dia!

Ano passado o sistema de folha de pagamento da empresa onde trabalho (Protheus 11 - Microsiga) passou por uma atualização e desde então quando tem rescisão o valor da guia GPS do sistema de folha nunca bate com a guia gerada pelo programa SEFIP, o valor da SEFIP sempre é a menor, então fui orientada pelo consultar do sistema na época a desconsiderar a guia gerada pela SEFIP. O que para mim não foi novidade, já que já fazia isso devido a diferença da alíquota FAP.
Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano verifiquei que a guia da SEFIP estava menor que a guia gerada pelo Protheus, porém como foram meses em que ocorreram rescisões foi paga a guia com valor maior (Microsiga). Porém esse mês verifiquei que esqueci de atualizar a tabela de INSS no programa da SEFIP. Como faço para retificar os meses de janeiro e fevereiro/2016 referente ao envio de SEFIP que foram enviados com a tabela de INSS 2015?

Atte.

Adriana Almeida

Joelson Bomfim de Amorim

Joelson Bomfim de Amorim

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 14 março 2016 | 08:11

Bom dia Adriana,

Se nos nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2016 o valor da guia informada no SEFIP foi calculada certa, ou seja o valor declarado do GPS, mesmo com a tabela do INSS desatualizada não precisa fazer retificadora. Sempre que perceber divergência entre seu sistema com o GFIP, procure ver onde está o erro, o correto é que seu sistema sempre bata o valor certo com o GFIP. Pois se enviar o GFIP com um valor e gerar o GPS com outro valor, vai gerar divergência da base de dados da Receita Federal/Previdência Social. Caso realmente esteja realmente errado faça a retificadora normalmente.

Espero ter ajudado.

Grato.

Adriana Alves de Almeida

Adriana Alves de Almeida

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Segunda-Feira | 14 março 2016 | 09:19

Pois é Joelson, no primeiro mês que deu diferença ano passado, a empresa contratou um consultor do nosso sistema de folha, na época ele verificou que o sistema estava correto, a SEFIP é que não carregava os valores de aviso prévio do 13º. Até conseguimos falar no suporte na SEFIP na época, mas eles também não sabiam dizer como resolver. Então como o consultor do sistema da folha verificou que não tinha nada errado com o nosso sistema desde então estamos ignorando a guia gerada pela SEFIP e sempre pagamos a guia gerada pelo sistema de folha nos meses de rescisão.
Se nem o suporte da SEFIP sabe como resolver, fica difícil né?!

Atte.

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