x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 653

Melhor alíquota de contribuir para o INSS sendo empresário (

WILLAMS JOSE DA SILVA

Willams Jose da Silva

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 15 março 2016 | 21:03

Boa noite uma pessoa que tem empresa me perguntou qual a melhor forma de contribuir para o INSS, se como empresário com pró-labore de 11% em cima de 1 ou + salários, ou pelo carnê como autônomo na alíquota de 20% em cima de 1 ou + salários, ou com redução de 11% em cima de um salário?
Existem diferenças entre as alíquotas de 11% e 20% entre recolher como autônomo ou empresário, em relação aos salários?

JUSSARA TELLYS

Jussara Tellys

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 15 março 2016 | 22:40

[code]Boa noite amigo,

Eu sugeria a contribuir com pro labore, onde pode contribuir até o teto com alíquota de 11%, sendo empresas do simples nacional, pertencente aos anexos I, II e III respectivamente. Onde da o direito do contribuinte se aposentar por idade ou contribuição. Mas aconselho tbm vc analisar os demais trabalhos anteriores se ele teve, como/forma contribuição, enfim e estudar o caso dele para assim ver o melhor a se fazer.

JUSSARA TELLYS
Contadora - CRC-RN 011340/O7
Exata Contabilidade
Tel: (84) 999668272 / 81536835
Graduada em Ciências Contábeis - UERN
Pós graduação em Gestão Pública - FADIRE
Josiane de Pieri

Josiane de Pieri

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 08:57

Bom dia Willams,

Autônomo com alíquota 11% só poderá se aposentar por idade. Com alíquota de 20% por idade ou por tempo de contribuição.

Sócio de empresa do Simples Nacional (exceção anexo IV) contribuem com 11% de pró-labore, que compete a tabela do INSS de mínimo e máximo.

Na minha humilde opinião, se for autônomo, deve-se recolher na alíquota 20%, que garante aposentadoria por tempo de contribuição. Porém, essa análise deve ser feita de acordo com o perfil do empresário. Vamos supor que ele já tenha uma idade avançada e pouca contribuição, melhor optar por 11% e garantir aposentadoria por idade, certo.

Espero ter ajudado!

Abs,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.