x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 13

acessos 29.347

Nunca trabalhei na empresa que está no meu FGTS

Anderson Lopes dos Santos

Anderson Lopes dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 03:31

Bom dia,

Moro em São Paulo, fui sacar meu FGTS e não foi liberado, pois no sistema da caixa econômica consta que trabalhei no BOMPREÇO SUPERMERCADO DO NORDESTE (WALMART), sendo que nunca trabalhei nessa empresa, meu primeiro emprego foi no ano de 1997 a 2004 aqui em São Paulo e no sistema da caixa está como se eu estivesse “trabalhado” no BOMPREÇO em Pernambuco no ano de 2000.

Liguei nessa empresa e realmente consta o ex-funcionário com o mesmo nome que o meu que é Anderson Lopes dos Santos, mas com o PIS diferente do meu.

Eu acho que a pessoa que inseriu os dados no sistema da caixa, sei lá aonde, não conferiu o número do PIS. A carteira de trabalho dele está correta, a única coisa errada é que está o número do meu PIS, por isso a caixa não libera o FGTS.

Como posso resolver esse problema? Indo no MTE e explicar essa situação ou é a empresa que deve solucionar esse problema?

Grato,
Anderson Lopes

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 08:49

Anderson Lopes dos Santos, bom dia!

Bem vindo ao contábil!


Se o seu PIS esta vinculado a uma empresa que você nunca trabalhou por ter sido cadastrado errado, você deve contactar a esta empresa informar o equivoco e solicitar correção atreves de uma RDT, essa rdt pode ser feita no site da caixa pela própria empresa na área do empregador.

Espero ter ajudado..

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Anderson Lopes dos Santos

Anderson Lopes dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 09:58

Fredson Lopes, bom dia!

Obrigado pela ajuda e resposta.

No dia que liguei nessa empresa (segunda-feira passada), que fica no Pernambuco, eles me passaram o e-mail do responsável pelo departamento pessoal, expliquei o problema solicitando correção, mas esse tal de Antônio Alves da Silva e-mail AA@Oculto que é o responsável pelo departamento não responde os e-mails.

Será que tenho que enviar uma carta para o escritório SEDE do Wal-Mart daqui de SP?... e-mail e telefone do DP da sede eles não passam e nem consigo encontrar na internet.

Grato,
Anderson Lopes


FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 10:06

Anderson Lopes dos Santos,

Se você esta tendo essa dificuldade veja de outra forma, verifique com a empresa que você trabalhou se ela consegue fazer uma rdt para corrigir essa situação, caso não obtenha exito, aconselho fazer uma reclamação no MTE de sua cidade, assim o MTE pode intervir na questão e ordena a responsável a dar devida assistência, de outra forma você esta sendo prejudicado por falha da empresa, ainda você pode consultar um advogado trabalhista para fazer uma reclamação trabalhista.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 10:18

Anderson Lopes dos Santos,

A disposição.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Anderson Lopes dos Santos

Anderson Lopes dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 15 abril 2016 | 16:40

Boa tarde!

Fui sacar meu FGTS e tanto no sistema da caixa quanto no site, está como se eu já estivesse trabalhado na empresa BOMPREÇO, somente com o meu número do PIS no sistema, o número da carteira de trabalho é diferente do meu, mas nunca trabalhei nessa empresa. Liguei no BOMPREÇO e me informaram que no sistema deles consta outro número de PIS do ex funcionário que tem o mesmo nome que o meu, até me passaram o número para conferir e realmente é outro. No sistema deles está tudo correto.
Acredito que o erro ao cadastrar foi do Ministério do Trabalho, então, será que o Ministério do Trabalho tem que emitir o alvará para saque e/ou liberação do FGTS?

Obrigado,
Anderson Lopes

Rogério Silva

Rogério Silva

Prata DIVISÃO 3
há 8 anos Sexta-Feira | 15 abril 2016 | 17:21

A empresa poderia resolver essa questão facilmente com a RDT, como explicado já anteriormente. Mas, fazendo isso, presumo que o FGTS não é seu, portanto o saque não é devido por você. Esse FGTS da empresa pernambucana é do outro Anderson.

E isso não impede o saque da empresa em que você trabalha/trabalhou.

Pela situação, imagino que você poderia estar com problemas para requerer o seguro desemprego, caso o vínculo do outro Anderson (de Pernambuco) ainda esteja em aberto.

Se o seu problema for esse, para requerer seguro desemprego, a solução é a RDT mesmo que deverá ser feita pela empresa de Pernambuco.

Sacar esse valor, presumo que você não o fará pois, aparentemente, esse FGTS não lhe pertence.

Se você não conseguir resolver o problema com a empresa, terá de buscar auxilio judicial.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Segunda-Feira | 6 março 2017 | 16:19

Boa tarde Anderson, você conseguiu solucionar seu problema? Aconteceu isso comigo também, alguém vinculou meu PIS em uma empresa em SP sendo que moro no Paraná, quando vou consultar meu FGTS no site da caixa aparece meu registro e o de outra pessoa junto, e agora estou com dois registros de emprego, e não consegui receber meu PIS este ano.

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 6 março 2017 | 16:23

Elisangela Dias Rogeski boa tarde !

Se você consegue ver o fgts em outro registro você consegue ver o numero do cnpj da empresa, dessa forma você pode consultar o cartão de cnpj da empresa e visualiza o numero de telefone ou e-mail e entra em contato relata o ocorrido solicita regularização ou ainda pode comunicar ao MTE a irregularidade.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Segunda-Feira | 6 março 2017 | 17:51

Fredson Lopes, já entrei em contato com o contador da empresa de SP, ele disse que estava tudo certo, mas de tanto eu ligar pra ele, ele fez uma retificação na RAIS da outra Elizangela, e não sei porque apareceu outro número de PIS para ela na retificação 2015 e rais 2016. Vou no MT mas só em abril que tem vaga para atendimento em minha cidade, está difícil ver quem errou e onde consertar o erro.

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 6 março 2017 | 17:53

Elisangela Dias Rogeski,

você pode ainda procurar um advogado trabalhista.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Segunda-Feira | 6 março 2017 | 20:03

Pois então Fredson Lopes, já pensei em consultar um advogado, mas tudo isso tem custos, irei aguardar o atendimento no ministério do trabalho em abril, também reuni alguns docs para um colega lotérico conversar com um gerente da caixa amigo dele, para ver se ele consegue identificar onde está o erro, pois a atendente da caixa não sabe informar nada, só fica me enrolando... Se depois de tudo isso não achar o erro, aí sim terei que contratar advogado trabalhista.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.