x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 2.454

Atestado médico

fernanda dian

Fernanda Dian

Iniciante DIVISÃO 1, Agente Segurança
há 16 anos Segunda-Feira | 22 setembro 2008 | 10:58

Tive um acidente de trabalho e precisei me afastar por 15 dias ao retornar entreguei o atetado médico ao Ambulatório médico, aqui da empresa, e o médico da mesma não me reavaliou alegando não ser necessário, sendo que o inchaço e a dor continua. Fui informada pelo ambulatório que não aceitarão um novo atestado pelo mesmo motivo.
Minha dúvida é: Ao completar os 15 dias de atestado eu retornei ao serviço por 8 dias e agora não estão querendo aceitar um novo atestado médico. Isso é legal? Se eu precisar de um novo atestado eu terei que entrar pelo INSS?

Vanja Gonçalves da Silva Schimd

Vanja Gonçalves da Silva Schimd

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 16 anos Segunda-Feira | 22 setembro 2008 | 11:09

Bom dia Fernanda,

Em primeiro lugar se o atestado médico que vc tem foi feito por orgão competente (SUS ou conveniado) a empresa devera aceitar, se vc esteve afastada por periodo de 15 dias retornou e por causa da mesma doença tornar se afastar terá que entrar de beneficio, a quem cabe avaliar suas condições de retorno ao trabalho no caso é o medico da pericia do INSS, a empresa pode fazer o exame de retorno ao trabalho mas não pode se negar a ceitar seu atestado médico.

OK
Vanja

Rafael Rornelles

Rafael Rornelles

Prata DIVISÃO 3, Agente Financeiro
há 16 anos Segunda-Feira | 22 setembro 2008 | 11:15

Fernanda

Se vc não esta em condições de laborar, consulte um medico e entregue o atestado para empresa, ela é obrigada a aceitar, pois vc não esta em condições de trabalhar, quando um funcionario fica afastado por 15 dias, a empresa paga esses dias, a partir do 16º dia quem paga o trabalhar é o INSS, mais quando ele volta a se afastar pelo mesmo motivo, em um periodo inferior a 60 dias, o INSS que paga o novo afastamento, integralmente, mais é muito estranha essa sua empresa, vc se afastou por acidente de trabalho, e não estão querendo aceitar seu atestado, a empresa fez a CAT no dia do acidente ?

Ela deve dar entrada no INSS, para que vc receba o salario nesse novo periodo de afastamento.

Se eles se recusarem, ligue na previdencia 135, explique o caso a um atendente e faça uma denuncia.

CARLOS MAGNO DA ROCHA BORGES
Articulista

Carlos Magno da Rocha Borges

Articulista , Proprietário(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 22 setembro 2008 | 14:42

Observe que no ato de sua admissão, se a emrpesa mantem, atendimento médico próprio deve ter estabelecido as regras para questões de atestados. Outrossim, atestados emitidos pelo SUS não podem ser recusados, ainda que, a emrpesa mantenha tal serviço médido. A postura soa como coação é passível de punição, mas antes de pensarmos no pior, o melhor é que busque atendimento no SUS e explique sua situação ao médico que lhe dará um atestado bem sustentado e evitará questioanemtnos futuros por parte da empresa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.