x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 952

CNIS x contribuição facultativa

leila costa

Leila Costa

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 8 anos Terça-Feira | 22 março 2016 | 11:32

Prezados Colegas,

Bom dia!

Tenho um cliente que possui uma empresa que se encontra inativa e recolhe sua contribuição previdenciária com o código 1473 (facultativo).

Ocorre que ao apanhar um CNIS para ele, constatei que não há uma contribuição facultativa constante no citado documento, mesmo estando o NIT e demais dados corretos.

Algum colega sabe me explicar o porquê?

Obrigada

Leila
carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 22 março 2016 | 14:33

Leila, boa tarde.
Quando acionamos o CNIS algumas vezes as contribuições facultativas estão em outro arquivo, caso não esteja, então terá que agendar no 135 ACERTO CADASTRAL e levar todos os recolhimentos como FACULTATIVO para que eles possam regularizar o sistema.
Não deixe para depois, ok..

leila costa

Leila Costa

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 8 anos Terça-Feira | 22 março 2016 | 16:00

Carlos Alberto dos Santos

Obrigada Carlos. Gostaria de saber se estou recolhendo certo como facultativo, tendo em vista ele ser sócio de empresa inativa.

Obrigada

Leila
carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 22 março 2016 | 16:32

Leila, precisa verificar se houve alguma SEFIP SEM MOVIMENTO.
O INSS só fica sabendo que não há movimento quando se envia uma SEFIP SEM MOVIMENTO no primeiro mês e depois não precisa mais, ok..
Recolhimento FACULTATIVO e para aqueles que estão desempregados, estudantes, dona de casa, a principio SIM está recolhendo, caso esteja desempregado, se estiver exercendo alguma atividade remunerada tipo autônomo ai já muda o código e também algumas regras especifica.
E por que é importante agendar pelo tel 135 ACERTO CADASTRAL e no dia agendado explicar o que está acontecendo, ok..
Leila, não demore isso porque PODERÁ ter problema no futuro.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.