x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 2.492

Declaração de Dependente na Folha de Pagamento

Fábio Wagner

Fábio Wagner

Iniciante DIVISÃO 4, Programador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 25 março 2016 | 08:54

Bom dia pessoal,

Até dezembro do ano passado minha esposa trabalhava, porém acabou aproveitando uma onda de demissões da empresa dela e deixou o cargo a disposição, para receber os 40% do FGTS e demais benefícios.

Neste ano de 2016 ela não irá trabalhar, e gostaria de incluir ela como dependente na minha folha de pagamento. Eu não achei nenhuma explicação detalhada na Internet, gostaria de saber qual é o efeito prático disso? O único detalhe que percebi é que pagarei um pouco a menos de IRPF por mês, mas o que isso afeta na minha declaração de IRPF do ano que vem (2017)?

Tem alguma vantagem/desvantagem nessa inclusão?

Agradeço desde já,
Fábio Wagner

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 25 março 2016 | 13:54

Fabio, boa tarde.
Primeiro para você incluir sua esposa como dependente na folha de pagamento deverá fazer uma carta/declaração de proprio punho informando os dados tais como;
Nome Completo
Data de Nascimento
Grau de Parentesco
CPF

Na verdade o efeito prático e o valor menor de I.Renda a ser deduzido mensalmente em sua folha de pagamento.
Com relação a declaração de imposto de renda anual, ela entrará como sua dependente onde o valor será deduzido na base de calculo do I.Renda, mas lembre-se se ela tiver algum rendimento no ano base 2016(esse ano), não irá compensar em colocar em sua declaração de i.renda, e além disso sugiro que não inclua ou tire de sua folha de pagamento, ok..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.