x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 16

acessos 1.703

Contas duplicadas de FGTS para funcionário demitido e readmi

Ronaldo

Ronaldo

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 30 março 2016 | 16:08

Tenho um funcionário que trabalhou de 2007 a 2011 e foi readmitido em 2013. No primeiro período em que trabalhou, ele pediu demissão e foram pagas todos os seus direitos. No entanto, ao averiguar o extrato de FGTS dele atual, constam duas contas diferentes, sendo que uma delas se inicia no período da demissão dele até a presente data. Minha dúvida é como proceder em relação a essa conta?

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 30 março 2016 | 16:13

Ronaldo

sendo que uma delas se inicia no período da demissão dele até a presente data.


Existe uma conta de 2007 a 2011 onde ele pediu demissão e existe outra conta de 2011 até hoje é isso?

Se sim, vc deve protocolar uma RDT na caixa para alterar a data de admissão desta 2° conta, que deverá ser a data em 2013.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
MARCOS DE OLIVEIRA

Marcos de Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 30 março 2016 | 16:13

Boa tarde.
Entendi que no período de 2007 ele pediu demissão e o FGTS ficou inativo e que em 2011 ele sacou o FGTS.
Desta forma tem que identificar de qual período é o saldo restante, se for de 2011 é só liberar através da geração de outra chave, se for de 2007 ficará inativo até atender os requisitos para saque.

Ronaldo

Ronaldo

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 30 março 2016 | 16:25

Karina,

Existem duas contas, sendo uma que se inicia no mês de demissão até hoje. E outra conta que está correta, com o período da readmissão dele, em 2013.

Marcos,

Ele trabalhou até 2011 na primeira admissão, e foi readmitido em 2013. Então, tem uma conta que se inicia no mês da demissão dele, e a outra conta que está correta, com o período de admissão dele, em 2013.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 30 março 2016 | 16:28

Ronaldo

Esta conta errada possui depósitos? Esses depósitos faltam na outra conta? Se sim é a mesma orientação, RDT para acertar a conta errada e depois outra RDT para unificar as duas.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 30 março 2016 | 17:43

Ronaldo

Esta conta aberta com data de 2011 não deve existir certo? Os depósitos devem se concentrar todos na conta com data de 2013?

Para isso vc precisará primeiro alterar a data da conta de 2011 para 2013 e depois disso unificar as duas contas, assim irá constar apenas a de 2013 com todos os depósitos de 2013 em diante.

Provavelmente foi informado na 1° GFIP a data de admissão errada (2011) e quando foi percebido o erro alteraram a data de admissão para 2013, criando assim outra conta de FGTS.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 31 março 2016 | 08:23

Ronaldo

Não....serão 2 RDT: uma para acertar a data de admissão na conta errada e outra para unificar as duas. Sem acertar a data de admissão da conta errada não consegue unificar.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 11 abril 2016 | 17:38

Ronaldo uma boa tarde!

A 1ª RDT pode ser feita pelo conectividade social ICP, empregador, Retificação de dados do trabalhador, lá é possível alterar a data de demissão do trabalhador.

Em seguida você faz o download da RDT e preenche todos os dados solicitando a junção das contas, segue link para download.

www.caixa.gov.br

Espero ter ajudado..

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 8 anos Terça-Feira | 12 abril 2016 | 08:22

Ronaldo um bom dia!

Peço perdão pelo equivoco, você esta correto, eu acabei trocando as informações quanto os tipos de alterações, realmente as opções que podem ser alteradas são: Nome, O nº PIS e a data de nascimento.

Dessa forma você tera que efetuar dua RDT² conforme as orientações anteriores da minha amiga Karina Louzada.

A disposição.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Ronaldo

Ronaldo

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 14 abril 2016 | 13:25

Boa tarde,

Fui à Caixa e eles me informaram que eu preciso informar a data de demissão referente à primeira conta e que isso é feito via Sefip. Alguém sabe me informar como faço isso?

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 14 abril 2016 | 13:28

Ronaldo

Consulte a GFIP do mês do afastamento dele em 2011. Lá deverá constar a data da saída dele, como foi a pedido seria o código J - pedido de demissão.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Sexta-Feira | 15 abril 2016 | 16:22

Eu já tive um caso assim e entendo que ela aparece pois como o funcionário pediu demissão ela fica lá parada, podendo ser sacada somente quando ele se aposentar ou demais situações...


Aqui eu somente movimentei a conta do período atual, o mesmo fez o saque e não tive problema algum....

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.