x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 755

Mei sem funcionário, precisa todo mês informar a previvência

daniel.uramg

Daniel.uramg

Bronze DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 8 anos Sexta-Feira | 1 abril 2016 | 12:54

Olá pessoal,
sou MEI e a quase um ano não tenho mais funcionário. (não tenho contador)
Desde então todo mês eu preencho no Sefip o Movimento do "Ausência de Fato Gerador (Sem Movimento), daí salvo, envio pelo Conectividade Social, volto no Sefip, importo o selo, salvo aqueles arquivos e tal.

Não que isto dê muito trabalho, não toma nem 5 minutos. Mas é preciso mesmo eu fazer isso todo mês?
Pois eu já tinha MEI a pelo menos 1 ano antes de contratar o primeiro funcionário e nunca fazia isto, somente depois que registrei o funcionário (primeiro e único até então) que comecei a fazer isto enquanto tinha funcionário, mas agora não tenho mais só que aprendi que tenho que enviar esta declaração de Ausência de Fato Gerador, então não sei se preciso mesmo fazer isso todo mês mesmo?

Agradeço antecipadamente.

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 1 abril 2016 | 13:05

Olá Daniel. No seu caso não será necessário enviar todo mês SEFIP sem movimento, apenas enviar no mês que não teve fato gerador.
Exemplo: Empresa teve funcionário até 01/2016 já em 02/2016 não teve funcionário ai só enviar Sem Movimento.

daniel.uramg

Daniel.uramg

Bronze DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 8 anos Sexta-Feira | 1 abril 2016 | 13:30

Olá Maicon,
então está é minha dúvida, não tenho mais funcionário registrado desde 09/14, então todo mês preciso continuar enviando Sem Movimento?

Pois antes de eu ter funcionário eu não fazia isto, então não entendo porque depois de ter registrado e desregistrado o funcionário preciso continuar informando.

Grato.

Josiane de Pieri

Josiane de Pieri

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 1 abril 2016 | 14:06

Boa tarde Daniel.uramg,

Não há a necessidade de entregar a GFIP sem movimento todo mês, somente nos meses em que realmente não houver movimento.

Porém, na abertura da empresa você precisa ver se entregou uma GFIP sem movimento.

Depois disso, se registrar funcionário, deve ser informado mensalmente. Dispensou o funcionário, depois do mês da rescisão, o próximo deve ser entregue sem movimento e depois disso, só quando tiver novo funcionário.

Att,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.