x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 461

Retenção INSS

FRANCIELI

Francieli

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 4 abril 2016 | 17:38

Oi, boa tarde
Tenho uma dúvida sobre retenção de INSS. Tem algum problema lançar na gfip lançar de retenção de meses anteriores que não foram compensados?
Estou com uma empresa que tem retenção todos os meses, porém o sistema da folha não entende que além do valor na nota, precisa importar o valor que não foi compensado no mês anterior.
Obrigada.

Patrycya Palladino Furbino

Patrycya Palladino Furbino

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 8 anos Sexta-Feira | 6 maio 2016 | 10:33

Francieli

Não tem problema algum, um vez que isso é procedimento comum. Mas vc tem que observar que na sua SEFIP que esse valor está ficando para compensações futuras, do contrário terá que refazer SEFIP mês a mês.

"A cada minuto que passamos com raiva, perdemos sessenta felizes segundos."
FABIO LUIZ DE JESUS

Fabio Luiz de Jesus

Prata DIVISÃO 2, Gerente Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 6 maio 2016 | 10:52

Patrycya,

Nesse caso não seria melhor fazer as retificações de sefip e lançar as retenções nas devidas competências.

Tenho um valor de retenção de R$ 10.000,00 e informei na sefip somente R$ 3.000,00, os outros R$ 7.000,00 não foram informados na sefip, posso fazer

a compensação desses valores no mês seguinte, sem ter informado na competência anterior?

Proprietario da FLJ Consultoria Trabalhista empresarial
Rafael

Rafael

Ouro DIVISÃO 3
há 8 anos Sexta-Feira | 6 maio 2016 | 10:59

Francieli, Bom dia!


É importante que você informe a 'sobra' do valor compensado como SALDO A COMPENSAR. Pelo menos no meu sistema ao fazer isso ele armazena a informação e leva automaticamente para amortização do débito.


Abcs,


''Aproveite cada minuto, pois o tempo não volta. O que volta é a vontade de voltar no tempo...''
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 6 maio 2016 | 11:03

Fabio Luiz de Jesus

Retifique a GFIP errada informando o valor da retenção corretamente. Esse saldo de 7000,00 vc pode lançar como compensação na próxima GFIP.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
FABIO LUIZ DE JESUS

Fabio Luiz de Jesus

Prata DIVISÃO 2, Gerente Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 6 maio 2016 | 13:36

Boa tarde Karina,

Nessa mesma competência foi informado valor de desoneração, onde o valor do INSS ficou zerado, para não perder o valor de desoneração foi lançado somente o valor de R$ 3.000,00, e o valor de R$ 7.000,00 não foi informado na competência, está correto dessa forma, ou deveria ter lançado os R$ 10.000,00 + o valor da desoneração.

Ex:

INSS a pagar: R$ 15.000,00
Desoneração: R$ 12.000,00
Retenção: R$ 10.000,00

Para que fosse aproveitado o valor total da desoneração foi lançado de retenção somente R$ 3.000,00, se fosse lançado o valor de retenção total, a SEFIP considera primeiro o valor da retenção, ficando assim usando somente R$ 5.000,00 de desoneração e sobrando R$ 7.000,00 que não poderei aproveitar para a próxima competência.

Proprietario da FLJ Consultoria Trabalhista empresarial

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.