x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 852

Sefip reclamação trabalhista

adriana sousa

Adriana Sousa

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Quarta-Feira | 13 abril 2016 | 19:34

Boa tarde

Preciso de auxilio para calcular e enviar uma Sefip de reclamação trabalhista, como nunca fiz esse procedimento estou com dificuldades. Devo comprovar os recolhimentos previdenciários sobre a parcela salarial que integra um acordo no valor de R$45.148,11, (sendo que o valor total é de natureza salarial). Como devo fazer esse recolhimento?, devo calcular o valor a ser pago do INSS pelo empregador do montante e também o valor do INSS que deveria ser descontado do funcionário? Para enviar essa Sefip, o codigo é 650? Qual a competência que devo utilizar?


Desde já agradeço a orientação!

SHEILA

Sheila

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 14 abril 2016 | 08:47

Bom dia, Adriana
Já fiz algumas sefip's de reclamatória de empresa optante pelo simples nacional, então não sei te responder sobre a parte de INSS patronal, mas sobre suas outras dúvidas, posso dar uma ajudinha: primeiramente você deverá ver qual o período reclamado que consta na petição inicial, então o valor total deve ser dividido pelo nº de competências, sobre este valor você aplica a alíquota de 8, 9 ou 11%. Você enviará uma sefip para cada competencia, colocando o resultado do cálculo acima (45148,11 / nº competências) em remunerações e o valor do INSS em valor descontado do segurado. Na aba INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES você colocará o nº do processo, o ano e a vara que consta na ata de audiência, o período de fim e começo será o da competência que você estará fazendo. A Sefip é com código de recolhimento 650 e o código de pagamento da GPS é 2909. Depois de enviar as Sefip's eu costumo calcular no site da previdência as GPS's, pois terá multa e juros, e depois faço GPS avulsa para colocar o nº do processo e o nome do reclamante.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.